MMA participa do lançamento da Casa da Mata Atlântica na COP30

Secretário nacional substituto da SBio, Carlos Eduardo Marinelli, representou o MMA na cerimônia de lançamento da Casa da Mata Atlântica, durante a COP30 - Foto: Divulgação/MMA

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) participou, na última quarta-feira (12/11), da cerimônia de lançamento da Casa da Mata Atlântica, em Belém (PA), durante a COP30. O evento marcou a abertura de um espaço de diálogo e mobilização da sociedade civil em defesa da conservação e da restauração do bioma mais ameaçado do país. 

A Casa da Mata Atlântica, instalada na Universidade da Amazônia (Unama), será ponto de encontro de pesquisadores, gestores públicos, lideranças comunitárias e artistas até o dia 15, com debates, oficinas e atividades culturais que conectam ciência, arte e políticas públicas. A iniciativa é coordenada pela Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica e do Fundo Casa Socioambiental. 

Representando o MMA, o chefe de gabinete e secretário substituto de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBio), Carlos Eduardo Marinelli, destacou o esforço da pasta em fortalecer ações de conservação e restauração de biomas no enfrentamento da crise climática.  

“O MMA tem atuado para ampliar o alcance de políticas públicas voltadas à conservação e à recuperação da vegetação nativa na Mata Atlântica por meio de programas e projetos, como o GEF Áreas Privadas, que tem ações diretas no bioma e estimulam a gestão integrada da paisagem, o uso sustentável da terra e a valorização da biodiversidade, afirmou. 

A coordenadora-geral da RMA, Tânia Martins, chamou atenção para a interdependência entre os biomas brasileiros. “Sem a Mata Atlântica, não há futuro climático possível para o Brasil. A Mata Atlântica é onde grande parte do Brasil urbano vive, produz e consome. Conservar e restaurar esse bioma é reconstruir o país que queremos — justo, resiliente e comprometido com a vida”, resume. 

O evento contou também com a presença de parlamentares, pesquisadores e representantes da sociedade civil. 

A Casa da Mata Atlântica integra a programação paralela da COP30, reforçando a importância da cooperação entre governos e sociedade civil na implementação de soluções baseadas na natureza para enfrentar a crise climática e garantir um futuro sustentável para o Brasil. 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima