No mês de outubro, de acordo com o balanço divulgado pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), foram registradas 1.131 novas firmas.
Pela décima vez consecutiva desde o início do ano, Mato Grosso do Sul registrou alta no número de empresas abertas no Estado. No mês de outubro, de acordo com o balanço divulgado pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), foram registradas 1.131 novas firmas.
Assim, em números atualizados, de janeiro a outubro, o Estado contabiliza 11.379 novas empresas constituídas.
Esse é o décimo mês consecutivo que a Jucems ultrapassa o número de mil registros mensais. Em 2024, a marca de mil abertura de empresas por mês, só foi atingida nos meses de abril e julho.
Para o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o número reflete um ambiente favorável para os novos negócios em Mato Grosso do Sul e confirma o dinamismo da economia sul-mato-grossense
“Esse crescimento constante demonstra que Mato Grosso do Sul consolidou um ambiente de segurança jurídica e de incentivo ao empreendedorismo. As políticas de simplificação, desburocratização e apoio aos pequenos e médios negócios estão permitindo que mais pessoas invistam e formalizem suas atividades, fortalecendo a economia em todos os municípios”, destacou Verruck.
O setor de serviços manteve a liderança, com 843 novas empresas abertas nomês , seguido pelo comércio, com 234 registros e pela indústria, com 54.
Na distribuição por Classificação Nacional de Atividade Econômica – (CNAE), que são os subsetores da economia, os resultados principais são os seguintes:
Holding de Instituições Não Financeiras (54)
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (38)
Transporte Rodoviário de Carga Intermunicipal e Interestadual (32)
Cultivo de Soja (30)
Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial (27)
Atividades Médicas Ambulatoriais (23), entre outros.
Por distribuição regional, Campo Grande é o responsável pelo maior número entre os municípios, com 319 novas empresas, o que representa 46,7% do total. Na sequência estão
Dourados (73), Três Lagoas (23), Chapadão do Sul (20), Corumbá (18), Naviraí (18), Ponta Porã (18), Costa Rica (11), Ribas do Rio Pardo (11) e Aquidauana (9).
Fonte: Correiodoestado


