15/08/2017 13h

Força Tarefa da RTRS divulga crescimento de 10% nas vendas de soja sustentável em 2017

O objetivo do encontro foi apresentar as definições do que ocorreu na Conferência RT12 na França

Divulgação: Dora Nunes
 
 

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) realizou a segunda reunião do ano da Força Tarefa Brasil, em São Paulo-SP. O encontrou ocorreu na sede do Rabobank Brasil e reuniu produtores, representantes da indústria, sociedade civil e observadores, entre eles, Control Union, Earth Innovation, Grupo André Maggi, Cert-ID, SLC Agrícola, CDP, WWF, IPAM, Dupont, TNC, ADM do Brasil, IDH, Bayer, Basf, Vanguarda Agro, Agroicone, Cofco Agri, Santander, Solidaridad, Genesis Lab, Grupo RISA, Rabobank, DNV GL.

O objetivo do encontro foi apresentar as definições do que ocorreu na Conferência RT12 na França; analisar a quantidade de hectares e produção certificada nesse ano, além de venda de crédito e Mass Balance; discutir processos bancários; e examinar procedimentos de utilização dos mapas RTRS.

Um dos destaques da reunião foi o anúncio, realizado pelo Consultor Externo da RTRS, Cid Sanches, de que as vendas de soja RTRS registram 10% de aumento nesse ano em relação a 2016 no primeiro semestre. "É um ótimo resultado, mas ainda há grande quantidade de créditos disponíveis na plataforma devido ao acúmulo de estoques no final de 2016 e a certificação em campo que cresce por volta de 30% anualmente. Nosso intuito é mobilizar diversos setores interessados em participar do processo da associação, interessados em realizar uma produção ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável", conta.

Também foram divulgados os 12 novos membros que se uniram à Associação no primeiro semestre desse ano: Norvida, Coop, NordicSoya, CHS, LIDL, Marken Orlando, Solina, Unexpa, Aldi, Caldenes e Federação Brasileira de Plantio direto e Irrigação. "Essas novas empresas e instituições contribuem para elevar ainda mais o nível de nossa discussão. Com a união de diferentes áreas da cadeia de valor da soja com interesses diversos, nos reunimos em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso", comenta a Presidente da Força Tarefa Brasil e Superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini.

A Força Tarefa Brasil da RTRS é um espaço de trabalho e colaboração que reúne membros da associação, incentivando o trabalho do mercado global e contribuindo para a construção de políticas públicas, difundindo informação aos produtores e consumidores, fortalecendo assim, o mercado para a soja responsável.

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 200 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são o único padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt.

Envie seu Comentário