14/02/2018 16h20

Beija-Flor é a campeã do carnaval 2018 do Rio

Com críticas ao "Brasil monstruoso", escola falou de corrupção e intolerância.

Terra
 
 
Momento em que Neguinho da Beijar-Flor recebia o troféu de campeã do Carnaval. Foto: Reprodução TVMomento em que Neguinho da Beijar-Flor recebia o troféu de campeã do Carnaval.
Foto: Reprodução TV

Na tarde desta quarta-feira de Cinzas (14), na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, a escola de samba Beija-flor conquistou o título de campeã Grupo Especial do Carnaval de Rio de Janeiro. Império Serrano e Grande Rio foram rebaixadas este ano.

Com o samba-enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu", a escola criticou o preconceito e intolerância das mais variadas formas na sociedade brasileira. Para isso, usou personagens como Pabllo Vittar, Jojo Todynho, Cláudia Raia e Edson Celulari. Além disso, a agremiação de Nilópolis também abriu a Avenida, já no fim do desfile, transformando a Sapucaí em um verdadeiro bloco de rua.

As escolas foram avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo.

Desfile das campeãs

Voltarão com a Beija-Flor ao sambódromo para o desfile das campeãs, no próximo sábado (17), as escolas Paraíso de Tuiuti, Salgueiro, Portela, Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Assim como a escola de Nilópolis, que levou sua crítica social para a avenida, a Paraíso de Tuiuti, que ficou com o segundo lugar, contou a história da escravidão no Brasil e condenou a reforma trabalhista aprovada recentemente. O destaque da Tuiuti ficou no último carro da escola, que levou um vampiro com uma faixa presidencial para a Marquês de Sapucaí.

A Mangueira não ficou atrás no quesito protesto, com um samba-enredo que ironizou a decisão da Prefeitura do Rio de cortar os recursos destinados às escolas. Um dos carros representou o prefeito Marcelo Crivella como um boneco de Judas.

 
Neguinho da Beija-Flor lidera equipe de intérpretes da escola de Nilópolis (Foto: Alexandre Durão/G1)Neguinho da Beija-Flor lidera equipe de intérpretes da escola de Nilópolis (Foto: Alexandre Durão/G1)

Veja como ficou o resultado do Carnaval carioca 2018:

1° ( campeã ) Beija-Flor de Nilópolis: 269.6

2° Paraíso do Tuiutí: 269.5

3° Acadêmicos do Salgueiro: 269.5

4° Portela: 269.4

5° Estação Primeira de Mangueira: 269.3

6° Mocidade Independente de Padre Miguel: 269.3

7° Unidos da Tijuca: 269.1

8° Imperatriz Leopoldinense: 268.8

9° Unidos de Vila Isabel: 268.1

10° União da Ilha do Governador: 267.3

11° São Clemente: 266.9

12° ( rebaixada ) Acadêmicos do Grande Rio: 266.8

13° ( rebaixada ) Império Serrano: 265.6

Envie seu Comentário