TJMS
19/05/2018 15h

Magistrados da Bolívia conhecem o TJMS e a CPE

O presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Divoncir Schreiner Maran, recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), magistrados da Bolívia

TJMS
 
 

O presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Divoncir Schreiner Maran, recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), magistrados da Bolívia, acompanhados de equipe técnica, que vieram a Mato Grosso do Sul conhecer o sistema de TI e as funcionalidades do sistema de tecnologia da do TJMS, além da Central de Processamento Eletrônico (CPE).

Satisfeito com a visita, o presidente do TJMS falou aos visitantes que esta troca de experiências é muito importante e colocou-se à disposição para que os visitantes coletassem todas as informações possíveis. Em seguida, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ, Altair Junior Ancelmo Soares, apresentou as instalações de TI do Tribunal de Justiça aos bolivianos, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e esclareceu as dúvidas dos visitantes.

A seguir, os magistrados conheceram o Centro Integrado de Justiça (Cijus), onde estão as varas dos Juizados Especiais da Capital, além da Central de Processamento Eletrônico (CPE). O juiz Paulo Afonso de Oliveira, diretor da CPE, e a diretora da Secretaria Judiciária de 1º grau, Conceição Pedrini Pereira, conduziram os magistrados e toda equipe da Bolívia.

Conceição esclareceu aos desembargadores que o TJMS tem investido há muito tempo no processo eletrônico e mostrou que o acervo físico é bem pequeno, o que faz com que outras tomadas de decisões da Administração sejam possíveis para atender a demanda processual. Os visitantes conheceram as modernas instalações do Cijus, o seu funcionamento e as divisões da CPE.

O juiz Paulo Afonso de Oliveira destacou que o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul estará sempre de portas abertas para atender as autoridades judiciárias de outros estados da federação e de outros países.

"Foi uma oportunidade muito boa para trocar experiências e informações. Percebi que ficaram impressionados pelo que viram e poderão levar para a Bolívia as práticas exercidas aqui, no nosso Judiciário, não só em relação ao trabalho da CPE, mas a própria organização e estrutura do Tribunal de Justiça", pontuou.

O vice-presidente do TJ, Des. Julizar Barbosa Trindade, o diretor-geral da Escola Judicial de MS, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, e o juiz auxiliar da Presidência, Flávio Saad Peron, acompanharam a visita dos magistrados bolivianos.

A comitiva vinda da Bolívia foi composta pelo magistrado do Tribunal Supremo de Justicia, representante de Santa Cruz, Olvis Eguez Oliva, pelo presidente do Tribunal Departamental de Justicia de Santa Cruz, Zenon Edmundo Rodriguez Zeballos, pelos juízes Alain Nuñez Rojas, Sigfrido Soleto Gualoa, Darwin Vargas Vargas, Janeth Quiroga Aparicio, Erwin Jimenez Paredes e pelos auxiliares técnicos Felix Mateo Delgao Quispe, Paola Andrea Justiniano Arando, Jheyson Teran Rodriguez, Mariia Yaneth Eguez Serrate e Jorge Aldunate Salvatierra.

Envie seu Comentário