NASA

Nasa cancela caminhada espacial com mulheres por falta de traje

A instituição informou que não seria possível as duas astronautas saírem juntas porque não havia dois trajes espaciais que servissem em mulheres

26/03/2019 09h17 - R7

 
Caminhada espacial iria acontecer no dia 29 de março Nasa/EFE - 26.3.2019Caminhada espacial iria acontecer no dia 29 de março
Nasa/EFE - 26.3.2019

A primeira caminhada espacial unicamente com mulheres, prevista para o dia 29 de março, foi cancelada pela falta de traje adequado para uma das duas astronautas que iriam participar da tarefa, informou a administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) nesta terça-feira (26).

De acordo com o comunicado divulgado pela NASA, foi necessário realizar um reajuste na segunda das três caminhadas previstas pela atual missão da Estação Espacial Internacional (EEI).

Para esta sexta-feira, estava previsto que as astronautas Anne McClain e Christina Koch fizessem uma caminhada espacial para uma intervenção em um dos canais de fornecimento elétrico da Estação, a primeira efetuada integralmente por mulheres e a 214 desde que a EEI recebeu seus primeiros ocupantes em 2000.

Os astronautas Anne McClain e Nick Hague fizeram um passeio espacial no último dia 22 para substituir baterias no módulo que conecta os painéis solares da EEI e nessa caminhada McClain percebeu que a "camiseta do traje espacial" de um "tamanho médio", em palavras da NASA, ficava bem.

No entanto, só há uma desse tamanho disponível na Estação, de modo que na caminhada do dia 29 será usada por Koch, que sairá com um astronauta homem.

McClain, previsivelmente, sairá na terceira caminhada, em 8 de abril, com o canadense David Saint-Jacques.

A Estação Espacial Internacional girá ao redor da Terra a cerca de 28 mil quilômetros por hora, a uma distância de 400 quilômetros da superfície, e completa 16 órbitas ao dia.

A EEI pesa atualmente cerca de 400 toneladas e tem 100 metros de comprimento e 80 de largura. O espaço habitável equivale a uma casa com seis quartos, dois banheiros e uma academia, e a tripulação oscila entre três e seis pessoas, embora já tenha abrigado 13 pessoas.

Envie seu Comentário