Ponta Porã

Procon de Ponta Porã fiscaliza bancos com rigor

Ação focada em denúncias de demora no atendimento resultou em fiscalizações de agências bancárias

09/11/2018 14h10 - Divulgação (AD)

Com o objetivo de apurar denúncias de demora no atendimento nos bancos, a Coordenadoria do Procon, órgão ligado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Ponta Porã, realizou fiscalizações em diversas agências do município.

A Coordenadora do Procon, Drª Claudia Bonato, destaca que as ações terão continuidade e serão focadas, principalmente, nos primeiros dias do mês, data em que há maior incidência de infração. "O alvo das ações é verificar denúncias de demora no atendimento ao público".

De acordo com a legislação estadual e municipal, as instituições bancárias e financeiras que operam em Mato Grosso do Sul são obrigadas a prestar o atendimento à população no espaço de tempo máximo de 15 minutos, podendo chegar a 30 minutos entre os dias 31 e 10 de cada mês ou em dias anteriores e posteriores a feriados.

Também foram verificadas outras denúncias como recusa no atendimento, ausência de senhas para as mesas e ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com a Lei nº 2.085, de 16 de fevereiro de 2000, as instituições bancárias devem fornecer ao cliente ou ao usuário de seus serviços uma senha, com o registro eletrônico do horário de sua entrada e saída do estabelecimento.

Como denunciar

O Procon disponibiliza o número 151, por meio do qual os consumidores podem denunciar a demora fila de banco e também outras irregularidades nas relações de consumo como produtos vencidos, ausência de preços na vitrine e outras situações que demandam fiscalização.

Já as reclamações precisam ser formalizadas pessoalmente no setor de atendimento ao público do Procon, localizado na Avenida Tiradentes, n.º 1.827. O horário de atendimento é das 7h às 13h. O telefone de contato é o (67) 3431-9090.

Envie seu Comentário