12.9 C
Ponta Porã
sexta-feira, 19 de abril, 2024
InícioNotíciasCala boca Galvão? Conheça as novas vozes para os jogos da Copa...

Cala boca Galvão? Conheça as novas vozes para os jogos da Copa 2018

Emissoras que transmitem os jogos buscam inovação para quebrar padrões

18/06/2018 11h40 – Midiamax

As emissoras responsáveis pela divulgação estão buscando meios de trazer alguma novidade para o mundo dos esportes. Os telespectadores podem às vezes se cansar dos mesmos narradores e do teor dos comentários feitos durante os jogos, como por exemplo, os de Galvão Bueno, figura carimbada quando o assunto é futebol.

Sendo um meio dominado predominantemente por homens, uma das principais novidades do jornalismo esportivo neste ano é a presença de mulheres na narração dos jogos de futebol nos canais brasileiros.

Com o clima da Copa, os jogos estão presentes nas TVs à todo momento. No Brasil, apenas a Globo, único dos canais aberto com os direitos sobre a transmissão, SporTV e FOX Sports transmitem as partidas. A Band, conhecida pelo Band Sports, abriu mão das transmissões para focar recursos na programação.

Mulheres na Copa

A FOX apresenta um elenco de narradores misto e com mais igualdade de gênero, representado por Isabelly Moraes, Manuela Avena e Renata Silveira. As narradoras compõem o time do canal pago FOX Sports, juntamente com Marco de Vargas, Silva Junior, Téo José, João Guilherme e Nivaldo Prieto.

As três são as primeiras mulheres a narrar jogos da Copa do Mundo na TV brasileira. Isabelly, Manuela e Renata foram selecionadas pela jornalista Vanessa Richie para integrar a equipe da FOX, que conta com mais de 100 profissionais.

Na última quinta-feira (14), Isabelly, mineira de apenas 20 anos de idade, se tornou a primeira mulher a narrar um gol em uma Copa do Mundo na TV brasileira. O gol, marcado por Yury Gazinsky, foi o primeiro dos 5 marcados pela Rússia em cima da Arábia Saudita.

Assista à narração histórica abaixo:

SporTV clássico

Já o SporTV traz seu elenco clássico de narradores renomados para comentar as partidas lance a lance. Entre eles estão: Luiz Carlos Jr., Milton Leite, Eduardo Moreno, Odinei Ribeiro e Jota Júnior.

No total, o núcleo esportivo da Globo (que consiste na TV Globo, SporTV e Globoesporte.com) levará cerca de duzentos profissionais para a Rússia. O canal fechado transmitirá todos os 64 jogos do mundial.

Veja como está sendo a cobertura do SporTV no maior país do mundo AQUI.

Cala Boca Galvão

O narrador brasileiro Galvão Bueno, um dos mais famosos e memoráveis do país, já foi alvo de críticas em edições prévias da Copa do Mundo. Em 2010, Galvão se tornou um meme internacional com a hatshtag “Cala Boca Galvão”, que se espalhou em todo o twitter. O motivo seria a quantidade de comentários feitos pelo narrador durante cerimônia de abertura da Copa do Mundo da África.

Galvão chegou até a fazer parte de uma das pegadinhas mais históricas da internet com um vídeo para campanha de salvamento dos pássaros Galvão, fictícios. Uma campanha do twitter foi lançada dizendo que a cada vez que a frase “Cala Boca Galvão” fosse Twittada, 10 centavos seriam doados para salvar o pássaro. Até um vídeo foi produzido para tornar a história ainda mais acreditável. Assista:


(Foto: Divulgação/FOX Sports)

O primeiro gol de Copa do mundo narrado por uma mulher na TV! #JogaOQueSabe11:33 - 14 de jun de 201810,1 mil4.293 pessoas estão falando sobre isso

Cala boca Galvão? Conheça as novas vozes para os jogos da Copa 2018