19/12/2017 12h20

IFMS publica edital com mil vagas na graduação para 2018

São 16 opções de cursos de tecnologia, bacharelados e licenciaturas em dez municípios. Inscrições a partir de 29 de janeiro, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Divulgação: Dora Nunes
 
 

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa segunda-feira, 18, o edital de abertura de mil vagas na graduação, com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2018.

O documento está disponível na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

São ofertadas nove opções de cursos superiores de tecnologia, cinco de bacharelado e duas licenciaturas com vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas (ver tabela no final do texto).

Entre as dezesseis opções, o IFMS oferece seis novos cursos: Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (Campus Jardim), Bacharelado em Engenharia Civil (Campus Aquidauana), Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (Campus Três Lagoas), Licenciatura em Computação (Campus Jardim), Tecnologia em Jogos Digitais (Campus Dourados) e Tecnologia em Redes de Computadores (Campus Aquidauana).

Outra novidade para 2018 é o início da oferta do bacharelado em Agronomia no Campus Naviraí, curso já oferecido em Nova Andradina e Ponta Porã.

Por ser uma instituição pública federal, a oferta é totalmente gratuita. Mais informações sobre cada um deles estão disponíveis na Página dos Cursos de Graduação no site do IFMS.

Ação afirmativa (cotas) - Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

A condição de beneficiário de ação afirmativa (cotas) deverá ser informada no ato da inscrição.

Bônus local – Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem. Trata-se de uma ação afirmativa do IFMS de caráter local.

Nesse caso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. A relação dos municípios contemplados consta no edital do processo seletivo.

A opção pelo bônus local também deve ser feita no ato da inscrição.

Inscrições – Os interessados devem se inscrever entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2018, na Página do Sisu. Podem participar aqueles que prestaram a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota acima de zero na redação e em todas as áreas do conhecimento.

No dia 2 de fevereiro, está prevista a publicação da 1ª chamada dos selecionados, com matrícula entre os dias 5 e 7 do mesmo mês.

Os candidatos que tiverem interesse em participar da lista de espera dos cursos devem manifestar via declaração disponível na Página do Sisu. A divulgação da lista será no dia 19 de fevereiro, e a 2ª chamada, no dia seguinte.

Dados - A oferta de vagas em cursos de graduação do IFMS para o início de 2018 é 33% maior em comparação ao ano anterior, quando a instituição abriu 750 vagas na graduação.

De acordo com os dados de novembro deste ano do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), o Instituto possui atualmente cerca de 1.600 estudantes matriculados na graduação.

Recentemente, indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsáveis pela avaliação da qualidade da educação superior, apontaram o IFMS como a melhor graduação do Estado em instituições que se caracterizam pela indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Em Ponta Porã são 40 vagas para Bacharelado em Agronomia e Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

Envie seu Comentário