20/02/2018 17h

Ponta Porã: Prefeitura recebe do MPE doação de livros do Proerd

Parceria viabiliza apoio do Ministério Público Estadual no projeto de prevenção às drogas nas escolas

Divulgação
 
 
Entrega foi feita na sede da Promotoria de Justiça em Ponta PorãEntrega foi feita na sede da Promotoria de Justiça em Ponta Porã

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Educação, recebeu do Ministério Público Estadual no município a doação de livros a serem utilizados no programa de prevenção às drogas levada nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME). O ato aconteceu no gabinete do promotor Gabriel da Costa Rodrigues Alves e contou com a presença da secretária de Educação, professora Leny Klais e das professoras e técnicas da Rede de Ensino do município, Cintia Faiel e Renata Icassatti, além do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã, Tenente-Coronel Carlos Magno da Silva e dos instrutores do Proerd, PM´s Paulina Ribeiro e Cristian Colman.

O prefeito Hélio Peluffo e o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Carlos Magno assinaram no último dia 09, termo de cooperação mutua visando desenvolver o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O ato aconteceu no gabinete do prefeito no Paço Municipal.

O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

O prefeito Hélio Peluffo destacou a importância do desenvolvimento do programa como forma de prevenção às drogas, atuando diretamente no combate ao acesso dos jovens. Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos.

O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos. O PROERD foi implantado em nosso Estado em Junho de 1997, com cinco Instrutores que foram formados pela PM/SP, sendo que posteriormente, outros cursos foram realizados, onde também recebemos apoio da PM/DF e da Câmara Técnica da PM/SC, sendo, então, implantado o Programa em diversos municípios do Estado, incluindo Ponta Porã.

Em nome do prefeito Hélio Peluffo, a secretária de Educação, Leny Klais agradeceu o apoio do Ministério Público Estadual e principalmente, a atenção dispensada pelo promotor público Gabriel da Costa Rodrigues Alves para fortalecer o desenvolvimento do programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Envie seu Comentário