25/11/2017 13h30

Bottas supera Hamilton e crava 4ª pole em 2017; Massa é 10

Bottas supera Hamilton e crava 4ª pole em 2017; Massa é 10

Motorsport.com
 
 

Valtteri Bottas ganhou neste sábado (25) uma disputa doméstica da Mercedes pela pole position para o GP de Abu Dhabi. Ele cravou o tempo de 1min36s231, fazendo o recorde da pista de Yas Marina e tirando a pole do companheiro Lewis Hamilton por 0s172.

Lewis bem que tentou tirar do parceiro a pole na última volta, mas não conseguiu ficar à frente do finlandês, que ficou pela quarta vez com a pole em 2017.

Sebastian Vettel tentou, mas não conseguiu fazer melhor que o terceiro lugar a 0s546 do melhor tempo de Bottas. Daniel Ricciardo surpreendeu positivamente e se colocou entre as duas Ferraris, ficando no quarto lugar.

Kimi Raikkonen ficou em quinto e Max Verstappen foi o sexto.

Em sua última classificação na Fórmula 1, Felipe Massa foi o herói do Q2, superando Fernando Alonso em sua última tentativa para ir para a última fase da classificação. O piloto sairá em décimo lugar no grid de largada.

O único piloto a sofrer punição no grid para esta prova é o neozelandês Brendon Hartley, da Toro Rosso. Ele perderia dez posições por trocar o MGU-H de sua unidade, no entanto ele se classificou em último e por isso não será rebaixado.

Q1

Hamilton foi o mais veloz após a primeira volta rápida. Enquanto o sol se punha em Abu Dhabi, o britânico cravou o tempo de 1min37s473, 0s231 mais rápido que seu companheiro Valtteri Bottas.

O #77 deu o troco e superou Lewis na segunda volta, com 1min37s356. O tetracampeão tentou bate-lo, mas não conseguiu e ficou a 0s035 do parceiro. Kimi Raikkonen ficou a 0s097 de Bottas, com Vettel logo atrás. A Red Bull, com Daniel Ricciardo e Max Verstappen, fechou o top-6

Felipe Massa passou para o Q2 em oitavo, 0s9 mais rápido que seu parceiro Lance Stroll, que se colocou entre os 15 em sua última tentativa.

Foram cortados, Romain Grosjean, Pierre Gasly, Pascal Wehrlein, Marcus Ericsson e Brendon Hartley.

Q2

Hamilton cravou a volta mais veloz do final de semana no início, com 1min36s742, batendo por 0s235 o companheiro Bottas. Na casa de 1min37s, as duas Ferraris ficaram em terceiro e quarto lugares.

Pouco aconteceu na sessão até o seu final. A briga pelo último lugar do Q3 foi emocionante, com Felipe Massa superando Fernando Alonso em sua última volta rápida e passando para a última fase do treino.

Ficaram no Q2, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Stoffel Vandoorne, Kevin Magnussen e Lance Stroll.

Q3

Em seu primeiro giro, Valtteri Bottas fez 1min36s231 e ficou com a melhor volta do Q3, colocando 0s172 em cima de Hamilton. As Ferraris ficaram mais atrás e não conseguiram se aproximar das Mercedes. Vettel e Raikkonen ficaram a 0s628 e 0s754 dos carros alemães.

Hamilton ainda tentou melhorar seu tempo, mas errou em sua última volta e deixou a pole com o parceiro finlandês. Foi a quarta pole da carreira de Bottas.

A largada para o GP de Abu Dhabi está marcada para as 11h no horário de Brasília.

Envie seu Comentário