24/01/2018 07h40

Circuito brasileiro: Etapa de Fortaleza (CE) terá ao menos 11 atletas jogando em casa

Número poderá aumentar ainda mais com disputa do classificatório, que dará mais oito vagas em cada naipe.

Por: Tião Prado
 
 
Medalhista olímpica Juliana é uma das atletas que defende o Ceará (Divulgação) Medalhista olímpica Juliana é uma das atletas que defende o Ceará
(Divulgação)

A torcida cearense terá diversas duplas locais para apoiar na quarta etapa do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia, que acontece em Fortaleza (CE) de quarta-feira (24.01) a domingo (28.01). Os jogos contam com entrada franca e serão disputados na arena montada no aterro da Praia de Iracema, em frente ao Ideal Clube de Fortaleza.

Até agora, pelo ranking de entradas, 11 atletas cearenses já estão garantidos na disputa da quarta etapa. Mas o número poderá aumentar ainda mais com a disputa do classificatório, realizado na quarta (homens) e quinta (mulheres). Nele, mais 32 times disputam partidas eliminatórias que darão oito vagas em cada gênero ao torneio principal.

Serão mais 12 atletas federados pelo Ceará buscando vaga no classificatório masculino, além de outras sete atletas no naipe feminino. A relação completa pode ser vista clicando neste link.

No naipe feminino, Juliana, Rebecca, Carolina Horta, Luiza Amélia, Naiana, Taiana, Hegê e Talita são as atletas que defendem o estado, enquanto Hevaldo, Fábio Bastos e Lipe representam o Ceará no torneio masculino. E uma das jogadoras da casa revelou a expectativa por atuar perto da família e nas praias onde iniciou a carreira.

"É sempre uma etapa especial, por ser o local onde nasci, e também onde apareci para o vôlei de praia. Moro no Rio de Janeiro há alguns anos, mas sou apaixonada por essa terra, cearense de corpo e alma. Jogar ao lado da minha família me faz lembrar o início de tudo, as categorias de base, quando eles sempre me acompanhavam e torciam por mim nos jogos aos finais de semana. Estou bem feliz e com uma expectativa boa", disse.

 
Taiana atuará ao lado de jogadora alemã na etapa de Fortaleza (Divulgação)Taiana atuará ao lado de jogadora alemã na etapa de Fortaleza
(Divulgação)

Taiana por pouco não ficou de fora da etapa de Fortaleza. Elize Maia, sua parceira habitual, sofreu lesão no joelho duas semanas atrás, na etapa da Holanda do Circuito Mundial. Inicialmente a campeã do Circuito Mundial 2013 nem disputaria o torneio, mas uma parceria de última hora com a alemã Julia Sude permitiu a presença e uma nova experiência.

"Surgiu o convite para a Julia e deu certo. Ela está num momento muito bom da carreira. Vamos nos comunicar em inglês, ela também entende um pouco de português, mas isso não será problema. A linguagem esportiva é universal. Nunca imaginaria jogar com uma atleta estrangeira no nosso circuito, mas já que terei essa oportunidade, será muito bacana. Quero curtir essa experiência, cada jogo e ponto, fazendo o que mais gosto", completou.

As etapas do Circuito Brasileiro contam com 24 times em cada gênero, sendo 16 já classificados pela pontuação no ranking de entradas e outros oito times que se garantem pela disputa do classificatório, onde as duplas disputam partidas eliminatórias diretas com os ‘sobreviventes’ avançando à fase principal da competição.

Na fase de grupos, os 24 times de cada naipe são divididos em seis chaves de quatro. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta fase em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final masculina acontece na noite de sábado (27.01), enquanto a disputa do ouro no torneio feminino fica para a manhã de domingo (28.01).

No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Evandro/André Stein (RJ/ES), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Thiago/Bruno de Paula (SC/AM), Moisés/Ferramenta (BA/RJ), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Léo Gomes/Oscar (RJ), Harley/Jeremy (DF/RJ), Márcio Gaudie/Pedro Marins (RJ), Anderson Melo/Bernat (RJ), Fábio/Lipe (CE) e Vinícius/Luciano (ES).

Já as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Josi/Lili (SC/ES), Tainá/Victoria (SE/MS), Val/Ângela (DF/RJ), Juliana/Andressa (CE/PB), Maria Clara/Carolina Horta (RJ/CE), Andrezza/Rachel (AM/RJ), Luiza Amélia /Semírames (CE/SP), Izabel/Renata (PA/RJ), Naiana/Vivian (CE/PA), Vitória/Juliana Simões (RJ/PR), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ), Hegê/Talita (CE) e Taiana/Julia Sude (CE/ALE).

Após três etapas disputadas, Evandro e André Stein (RJ/ES) lideram o ranking geral da temporada 2017/2018 com 1.040 pontos conquistados, mas são seguidos de perto por Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), com 960. No feminino, Maria Elisa e Carolina Solberg (RJ) lideram com 1.120 pontos, seguidas por Ágatha/Duda (PR/SE), com 1.000 pontos.

O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 - Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) - e mais quatro neste ano. Além de Fortaleza (CE), a competição passará por João Pessoa (PB), de 21 a 25 de fevereiro, Maceió (AL), de 14 a 18 de março, e Aracaju (SE), de 4 a 8 de abril. Ainda em abril ocorre também o Superpraia, que reúne os melhores times da temporada e será disputado de 25 a 29, em Brasília (DF).

Envie seu Comentário