29/01/2018 09h

Circuito brasileiro: Maria Elisa e Carol Solberg vencem em Fortaleza e ampliam vantagem no ranking

Dupla superou Ágatha e Duda na decisão da etapa por 2 sets a 1, de virada, vencendo o segundo torneio seguido

Por: Tião Prado
 
 
Dupla campeã chegou em cinco finais nos últimos cinco torneios disputados (L.C Moreira/Inovafoto/CBV)Dupla campeã chegou em cinco finais nos últimos cinco torneios disputados
(L.C Moreira/Inovafoto/CBV)

Insira a matéria aqui...

 
Pódio completo da etapa de Fortaleza da temporada 17/18 (L.C Moreira/Inovafoto/CBV)Pódio completo da etapa de Fortaleza da temporada 17/18
(L.C Moreira/Inovafoto/CBV)

O Jogo

A partida começou com Maria Elisa e Carolina abrindo 4 a 1 após alguns erros de ataque de Ágatha/Duda e bons contra-ataques das atuais líderes do Circuito Brasileiro. Aos poucos, porém, as comandadas da técnica Letícia Pessoa viraram o placar graças a bons contra-ataques de Duda: 8 a 7. Na parada técnica da primeira parcial, Ágatha/Duda vencia por 11 a 10.

Ágatha começou a brilhar no bloqueio e com ponto neste fundamento anotou 13 a 10 no placar. Quando a vantagem chegou a quatro pontos, as líderes do ranking brasileiro pararam o jogo para tentar mudar o panorama. Ágatha e Duda não deixaram a reação acontecer, se mantiveram perfeitas na virada de bola, e também gerando contra-ataques, fecharam o primeiro set em diagonal potente de Duda: 21 a 15.

O segundo set começou equilibrado, com os times mantendo a virada de bola, mesmo com bons saques dos dois lados. Aos poucos, Maria Elisa passou a desequilibrar e conseguiu fazer sua dupla abrir 8 a 5, forçando pedido de tempo de Letícia Pessoa.

Ágatha/Duda passou a ter muita dificuldade no passe e, em bola de graça atacada por Carol, a vantagem subiu ainda mais: 15 a 8. Administrando a vantagem, Carol e Maria fecharam o segundo set por 21 a 10 após um rally incrível em que Duda atacou para fora.

Os times começaram o tie-break com alvos definidos: Ágatha de um lado, Maria Elisa de outro, recebiam a maioria dos saques. E confirmavam seus pontos. A vantagem trocou de mãos, mas nunca sendo maior que de um ponto. Quando Carol conseguiu ponto de bloqueio, Maria Elisa errou ataque seguinte, mantendo a partida empatada.

O jogo ficou tenso e muito equilibrado. Dois ataques de Ágatha deram a maior vantagem até aquele momento para um dos times: 12 a 10 para Maria Elisa/Carol Solberg. O empate chegou logo na sequência, com um ataque e um bloqueio da própria Ágatha.

No momento de decisão, um ace de Maria Elisa deu o primeiro match point para a dupla. Ágatha salvou o primeiro em bola atacada na paralela. Na segunda tentativa, após belo rally, Maria Elisa confirmou a vitória em largada anotando 15 a 13 no set de desempate.

O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 - Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) - e mais quatro neste ano. Além de Fortaleza (CE), a competição passará por João Pessoa (PB), de 21 a 25 de fevereiro, Maceió (AL), de 14 a 18 de março, e Aracaju (SE), de 4 a 8 de abril. Ainda em abril ocorre também o Superpraia, que reúne os melhores times da temporada e será disputado de 25 a 29, em Brasília (DF).

A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são quase R$ 500 mil por etapa. A novidade nesta temporada fica por conta da volta do classificatório e do aumento de duplas, passando de 16 para 24 times na fase de grupos da competição

Envie seu Comentário