04/03/2018 10h40

Jornalista Tião Prado é homenageado por serviços prestados ao esporte de Amambai

Martinho Lopes e Ramiro Franco Machado também foram homenageados

Por: Dora Nunes
 
 
Foto: Alex DinizFoto: Alex Diniz

A noite de sábado, dia 03, ficará marcada para sempre nas lembranças do radialista e jornalista Tião Prado, diretor do site Pontaporainforma, pela linda homenagem que foi agraciado na cidade de Amambai, local onde residiu por muitos anos na profissão de radialista e atuando de forma expressiva na área de esporte da cidade.

Em 1986, Tião Prado juntamente com Martinho Lopes e Ramiro Franco Machado idealizaram o Campeonato Intervilas de Amambai, sendo que nos dois primeiros anos, os jogos aconteciam em campo de terra, onde hoje é a sede do INSS. O campeonato contou com a participação de 16 equipes. A partir de 1989, o campeonato cresceu, com os jogos realizados em todos os campos das vilas da cidade e passou a contar com a participação de 40 equipes nos ultimos anos. Os jogos passaram a ser transmitidos pela Rádiojornal de Amambai, e cresceu tanto que se tornou um evento tradicional para os esportistas daquela cidade.

O ultimo intervilas realizado pela dupla Tião Prado e Eloir Gavilan, já falecido, foi no ano de 2005.

Assim, a atual administração de Amambai, pela pessoa do prefeito Ednaldo Bandeira e a Secretária do Desporto e Cultura do Município, Lígia Borges, resolveu trazer de volta aos campos das vilas da cidade, o Campeonato intervilas com a novidade do ingresso da categoria feminino.

Com a volta do campeonato, surgiu a ideia de homenagear àqueles que outrora deram início ao campeonato, dessa feita, na noite de sábado, foi declarado aberto o campeonato, com o jogo de abertura realizado no Campo de Futebol do "Grêmio 11 de novembro", localizado no conjunto Pôr do Sol, que contou com a presença de autoridades e público em geral.

O jornalista Tião Prado ficou muito feliz em ser homenageado, já que o Campeonato Intevilas faz parte de sua vida e de sua história em Amambai. Convidado para fazer um discurso na solenidade de abertura do evento, Tião Prado agradeceu a lembrança, dizendo que é muito importante ser homenageado em vida, podendo participar da volta do intervilas, podendo reencontrar amigos do meio esportivo, os árbitros que também colaboraram para que o intervilas fosse um sucesso e parabenizou a administração em resgatar o campeonato.

 

Em sua página de facebook, Tião Prado manifestou sua alegria pela homenagem recebida: "Desde muito cedo sempre defendi que homenagens devem ser feita enquanto as pessoas a serem homenageadas estiverem vivas...então agradeço de coração ao prefeito Edinaldo Luiz De Melo Bandeira, de Amambai e a Secretaria Ligia Borges pela homenagem a minha pessoa. Ao Ramiro e ao Martinho, que fizemos o 'intervila' lá em 1986 e durante 20 anos com muito amor e alegria...agradeço a homenagem de coração e saiba que amo muito Amambai e o seu povo que sempre demonstrou que gostam muito da minha humilde pessoa...valeu mesmo".

Envie seu Comentário