15/01/2018 09h10

Na Copinha, seis paulistas nas partidas das oitavas-de-final

No princípio, foram 51 entre 128 concorrentes.

R7.com
 
 
O elenco ganhador em 2017 Divulgação CorinthiansO elenco ganhador em 2017
Divulgação Corinthians

Quando se iniciou esta Copa São Paulo Junior, na sua edição de número 49, a FPF, Federação organizadora da competição, contribuía com 51 dos 128 clubes inscritos. Ou, praticamente 40%. Encerrada a fase inicial, aquela dos 32 grupos, o Estado dos bandeirantes ostentava uma proporção ainda melhor, 31 em 64 – ou, 48%. A média basicamente se manteve parecida na etapa que atingiu este domingo, 14 de Janeiro de 2018, 14 em 32 – ou, 44%. Teria provavelmente aumentado, até, não ocorresse de acontecerem três cotejos entre afiliados da FPF.

Em dois desses prélios, realizados durante a manhã e a tarde, prevaleceram integrantes do chamado batalhão dos grandes. Na cidade do adversário, o São Paulo eliminou o Botafogo de Ribeirão Preto por 1 X 0. Também na sede do rival, o Palmeiras devastou o Taubaté por 7 X 0. Uma curiosidade: já haviam se encontrado na fase de grupos, triunfo do "Tricolor", 4 X 0, empate do "Verdão", 1 X 1. No último dos desafios exclusivamente estaduais, à noite, em Araraquara, o Corinthians e a Ferroviária igualmente reprisaram a pugna dos grupos, 1 X 1. Desta vez, o Timão controlou as ações com mais afinco, 3 X 1.

Venceram dois outros dos grandes. O Santos, faz tempo um generoso produtor de promessas de base, suplantou o Figueirense, 3 X 1. E a Portuguesa de Desportos, que luta para sobreviver no mercado profissional, sofreu bastante, no seu Estádio do Canindé, para sobrepujar o América de Minas Gerais: placar de 1 X 1 no tempo regulamentar e, enfim, a salvação no bingo da disputa de penais, 7 X 6. E, igualmente no sufoco, o Audax de Osasco despachou o Atlético Mineiro. Amargava a desvantagem de 0 X 2 até os 75’, reagiu bravamente, arrancou os 2 X 2, e então fulgurou nos penais, 4 X 2.

Desabaram a Penapolense (Desportiva Paraense 1 X 0), o Desportivo Brasil de Porto Feliz (Londrina/PR, 3 X 3 e 5 X 3 nos penais), o Red Bull de Campinas (Avaí/SC, 1 X 1 e 6 X 5), o Primavera da Indaiatuba (Vitória/BA, 1 X 0) e o Água Santa de Diadema (Vasco/RJ, 1 X 1 e 3 X 1). Em resumo: agora, nas oitavas-de-final, a FPF terá 6 clubes em 16, ou 38%. Não haverá, porém, mais nenhuma peleja entre seus afiliados.

No dia 16, segunda, se digladiarão:

Atlético Paranaense X Santos

Internacional/RS X Desportiva Paraense

São Paulo X Cruzeiro/MG

Londrina/PR X Vitória/BA

No dia 17, terça

Corinthians X Avaí/SC

Flamengo/RJ X Audax

Vasco/RJ X Palmeiras

Goiás/GO X Portuguesa de Desportos

Envie seu Comentário