Novo técnico

Sem rumo, São Paulo troca Jardine pelo convalescente Cuca

Depois da pior Libertadores da história, o inseguro Leco dispensa Jardine e contrata Cuca, ainda se recuperando de cirurgia no coração. Mancini assume

15/02/2019 08h20 - R7

 
Cuca ainda se recupera de desobstrução das artérias do coração Arquivo PessoalCuca ainda se recupera de desobstrução das artérias do coração
Arquivo Pessoal

Desde outubro de 2015, o São Paulo está nas mãos do presidente mais inseguro da história do São Paulo, Carlos Augusto Barros e Silva. O inseguro Leco aspirou o cargo há quatro décadas.

Fez todas as alianças possíveis para assumir o mais alto posto no Morumbi.

Só se esqueceu de se preparar.

É evidente que ele não sabe que rumo dar ao futebol do clube tricampeão do mundo.

Não sabe nem se o treinador contratado colocará o São Paulo atacando, defendendo, se impondo, vivendo de contragolpes, atuará como uma equipe compacta, ou espaçada.

Obcecado por títulos, ele vai trocando.

Pessimamente assessorado por Raí, gigantesca decepção, o dirigente vai se tornando o mais fracassado comandante do São Paulo, em todos os tempos. Caso consiga ficar até o final de seu mandato, dezembro de 2020, serão 62 meses. 40 deles já foram desperdiçados, com fracassos e mais fracassos. Não conseguiu sequer um título oficial.

O que o inseguro Leco e o sem rumo Raí fizeram com André Jardine foi inconcebível. Eles conseguiram descontruir a imagem do melhor treinador da base do país. Com três anos de conquistas e descoberta de jovens atletas. O colocaram no cargo em novembro de 2018, demitindo Diego Aguirre, que tinha a promessa dos dois que ficaria até pelo menos o final do Brasileiro, em dezembro.

Jardine não estava preparado para o cargo. Só tinha vontade, ambição. Lidar com profissionais é muito diferente do que com garotos. Mimados, os jogadores brasileiros precisam ser convencidos pelo técnico, ainda mais quando ele é novo, inexperiente.

O mais absurdo é que Leco e Raí deram a Jardine a competição mais importante de 2019. A Libertadores da América. Ele teria de passar por duas eliminatórias até chegar à fase de grupos. Jamais ele havia disputado uma competição de tamanha envergadura.

Sua imaturidade se transformou em insegurança ao elenco. O técnico não enxergou o óbvio. A incompatibilidade do seu esquema moderno e exigente com o elenco formado por veteranos, jogadores lentos e tensos de tanta responsabilidade.

competição de tamanha envergadura.

Sua imaturidade se transformou em insegurança ao elenco. O técnico não enxergou o óbvio. A incompatibilidade do seu esquema moderno e exigente com o elenco formado por veteranos, jogadores lentos e tensos de tanta responsabilidade.

Jardine não conseguiu filtrar a pressão de sete anos de fracassos do São Paulo. O time disputou e perdeu a vaga, logo na primeira eliminatória, com os nervos à flor da pele.

O inseguro Leco e o sem rumo Raí tiraram o comando do futebol profissional para Jardine. Ele poderá ser auxiliar ou técnico da base. Na semana passada, Raí garantiu que André Jardine seguiria como técnico do São Paulo. Assim como havia assegurado Aguirre, pouco antes de sua demissão.

Raí está se tornando uma enorme decepção.

Como o blog vem informando desde janeiro, conselheiros vitais para a sobrevivência do inseguro Leco no comando do São Paulo exigiam Cuca. E o presidente não teve outra saída a não ser contratá-lo.

Só que ele havia se submetido à uma operação de desobstrução de uma importante artéria coronária, em dezembro de 2018. Ao receber o convite oficial de Leco e Raí, Cuca disse que estava disposto a trabalhar já no São Paulo. Só que o médico Constantino Constantini não o liberou como acreditava. No mínimo na metade de abril. Se a recuperação do treinador seguir boa, como está.

O acordo com Cuca é que fique até o final de mandato do inseguro Leco, até dezembro de 2020.

Mas tanto o treinador quanto o clube deverão fazer uma avaliação se o trabalho seguirá, ao final do Brasileiro deste ano.

Nesse 'hiato', como disse Raí, o coordenador Vagner Mancini comandará o time.

A princípio por dois meses.

Envie seu Comentário