07/03/2018 07h50

Carro usado em roubo de dólares em Viracopos é achado queimado

Grupo armado com fuzis invadiu aeroporto e levou US$ 5 milhões na segunda (5).

G1
 
 
Automóvel usado durante roubo em aeroporto era clonado (Foto: Reprodução / EPTV)Automóvel usado durante roubo em aeroporto era clonado (Foto: Reprodução / EPTV)

A Receita Federal confirmou na tarde desta terça-feira (6) que os US$ 5 milhões roubados no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foram enviados por uma instituição financeira que trabalha com câmbio. O nome dela não foi divulgado em virtude de sigilo fiscal.

À EPTV, afiliada da TV Globo, o delegado da Receita Federal Antônio Andrade Leal disse que a remessa de dólares foi declarada oficialmente às autoridades e, a princípio, não havia irregularidades. Além da Polícia Federal, a instituição também investiga o caso.

"É normal que instituições financeiras e empresas que operam com câmbio façam remessa ou importação, exportação promovam a entrada ou saída de papel-moeda", diz Leal.

Veículo localizado

O carro usado pela quadrilha durante o crime foi localizado queimado. O automóvel, modelo Hilux, foi clonado pela quadrilha ao veículo da segurança do terminal na Rodovia Santos Dumont (SP-075).

Imagens obtidas pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostram que o container onde estava o dinheiro foi retirado da aeronave da empresa Lufthansa Cargo e foi colocado no pátio do setor de cargas no momento do assalto na noite de domingo (4). Segundo a Receita Federal, ele pesa cerca de 186 kg.

"É uma aeronave procedente de Guarulhos [Grande São Paulo]. Em Viracopos ela ia colocar mais carga e ia partir para o exterior. Então, é normal quando uma aeronave está para receber mais carga, que você eventualmente tire alguma carga dentro dela, coloque outras cargas e recoloque aquela carga que foi retirada. Então só para fazer um balanceamento, distribuição mais adequada", explica o delegado. Os criminosos usaram alicates para abrir e danificar o equipamento.

 
Imagem mostra aeronave da empresa Lufthansa Cargo (Foto: Reprodução / EPTV)Imagem mostra aeronave da empresa Lufthansa Cargo (Foto: Reprodução / EPTV)

O delegado da instituição explica que a remessa de valores em espécie, assim como os milhões de dólares que seguiriam para Zurique (Suíça) e foram alvos de criminosos, é bastante comum.

Como foi o roubo em Viracopos?

  • Em seis minutos, 5 milhões de dólares foram levados;

  • Com um carro modelo Hilux clonado, igual ao usado pela segurança do aeroporto, criminosos acessaram um portões dos fundos da área de Viracopos;

  • Derrubaram 6 metros de extensão de alambrado e entraram na estrada que dá acesso ao Portão 18;

  • Percorreram uma estrada interna, derrubaram o segundo portão e seguiram rumo ao terminal de cargas;

  • Se depararam com uma viatura da segurança com dois vigias, que foram rendidos e presos em uma van; Passaram por guaritas sem serem abordados;

  • Seguiram até o pátio onde as aeronaves ficam estacionadas no terminal de cargas e pegaram o dinheiro; Deixaram o local pela mesma estrada;

  • Saíram da área do aeroporto pelo Portão 16 e fugiram.

Envie seu Comentário