24/08/2017 15h40

Em Ponta Porã, 4º BPM inicia as comemorações do 27º Aniversário de criação do Batalhão

As comemorações alusivas ao aniversário do Batalhão ainda incluem a realização da 2ª Corrida Internacional Noturna, com saída da sede do Batalhão prevista para 19h de quinta (24/08).

 
 

As festividades em comemoração ao 27º aniversário do 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã-MS, iniciaram nesta manhã de quinta-feira (24 de agosto de 2017), onde o Comandante do 4º Batalhão, Tenente Coronel Waldomiro Centurião Machado, realizou a abertura do 2º Torneio Internacional de Futebol Suíço, onde estiveram presentes as equipes do 4º BPM, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Agentes Penitenciários Estaduais, Guarda Civil Municipal e Câmara de Vereadores, que disputarão os jogos na quinta e na sexta-feira (25/08), que será o dia do encerramento com a entrega das premiações.

O Tenente Coronel Centurião deu as boas vindas aos atletas e destacou a importância dos eventos esportivos para o estreitamento dos laços entre as instituições participantes. Por fim, agradeceu aos participantes, organizadores, as instituições que colaboraram com as premiações aos atletas e desejou um ótimo torneio às equipes competidoras.

As comemorações alusivas ao aniversário do Batalhão ainda incluem a realização da 2ª Corrida Internacional Noturna, com saída da sede do Batalhão prevista para 19h de quinta (24/08). Ao final do evento, oito atletas que tiverem melhor desempenho na prova, serão premiados com bicicletas e troféus, sendo divididas as premiações por categoria geral (masculino e feminino) e policial militar do 4º BPM. Além disso, os demais participantes inscritos concorrerão ao sorteio de mais de 15 bicicletas e demais brindes.

Sobre o 4º BPM

Localizado na cidade de Ponta Porã, o 4º Batalhão de Polícia Militar teve a sua origem na própria transformação natural da Polícia Militar, surgindo a partir do crescimento das unidades para atender a demanda social em Segurança Pública.

A 1º denominação do atual 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã que se tem registros, foi "Destacamento da Força Pública" em meados de 1920, com sede na Avenida Brasil.

Em julho de 1930, a Companhia Mate Laranjeira entrega o prédio histórico, conhecido como "Castelinho", para a sede do Destacamento Policial, posteriormente também sede do Palácio do Governo e sede do Comando da Guarda Territorial do então Território Federal de Ponta Porã.

Com a extinção do Território Federal de Ponta Porã em 8 de setembro de 1946, passou a denominar-se "Guarda Policial de Fronteira" até 25 de janeiro de 1964, onde passou a denominar-se 4ª Companhia PM em Ponta Porã-MT.

Com a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1977, passou a denominar-se de 3º Companhia Independente de Policia Militar (MS).

Em 27 de agosto de 1990, o então Governador do Estado, Marcelo Miranda Soares, assinou a Lei nº 1085, elevando a 3ª Companhia à categoria de 4º Batalhão de Polícia Militar, denominando-o "CORONEL QOPM Antônio Ayres Nogueira Neto" in memória, em homenagem ao COMANDANTE GERAL DA PMMS NOS ANOS DE 1983 A 1985.

Envie seu Comentário