Ponta Porã

Escolas da Rede Municipal de Ponta Porã terão brigada de primeiros socorros

Curso em parceria com Corpo de Bombeiros formará agentes para atuar em situações de sinistro

09/11/2018 16h30 - DN

 

A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o 4º Grupamento de Bombeiros de Ponta Porã, está formando a brigada de primeiros socorros, visando atuar em situações de sinistros nas escolas da Rede Municipal de Ensino, incluindo Ceinf´s.

Curso nesse sentido está sendo ministrado a trabalhadores administrativos que se dispuseram a obter conhecimento técnico sobre como atuar em casos de emergência. A preocupação do prefeito Hélio Peluffo é garantir atendimento rápido e eficiente em casos de riscos, até a chegada de profissionais especialistas, como o Corpo de Bombeiros.

O 1º Sargento BM Josélio realiza palestras no sentido de repassar informações importantes a servidores municipais da Educação de como agir em casos de sinistros, atuando em primeiros socorros. Ele disse que a iniciativa do município é louvável no sentido de garantir a presença de pessoas preparadas para atuar nestas situações, principalmente para efetuar o atendimento primordial nos primeiros instantes do ocorrido. Uma das principais preocupações é no funcionamento das cozinhas, onde o trabalho requer cuidados redobrados.

O curso ministrado aos servidores municipais da Secretaria de Educação repassa dados de primeiros socorros, que tratam-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra. É uma ação individual ou coletiva, dentro de suas devidas limitações em auxílio ao próximo, até que o socorro avançado esteja no local para prestar uma assistência mais minuciosa e definitiva.

O 1º sargento BM Josélio salienta que o socorro deve ser prestado sempre que a vítima não tiver condições de cuidar de si própria, recebendo um primeiro atendimento e logo acionando-se o atendimento especializado, o qual encontra-se presente na maioria das cidades e rodovias principais, e chega ao local do fato em poucos minutos.

O palestrante salienta que é de vital importância a prestação de atendimentos emergenciais. Conhecimentos simples muitas vezes diminuem o sofrimento, evitam complicações futuras e podem inclusive em muitos casos salvar vidas. Porém deve-se saber que nessas situações em primeiro lugar deve-se procurar manter a calma, verificar se a prestação do socorro não trará riscos para o socorrente, saber prestar o socorro sem agravar ainda mais a saúde da(s) vítima(s), e nunca esquecer-se que a prestação dos primeiros socorros não exclui a importância de um médico.

Algumas situações são importantes. Atitudes corretas, como manter a calma, o bom-senso e o discernimento são elementos primordiais neste tipo de atendimento. Agir rapidamente, porém respeitando os seus limites e o dos outros. Transmitir á(s) vítima(s), tranqüilidade, alívio, confiança e segurança, e quando estiverem conscientes informar-lhes que o atendimento especializado está a caminho. Utilize-se de conhecimentos básicos de primeiros socorros – o que o curso visa - improvisando se necessário. Nunca tome atitudes das quais não tem conhecimento, no intuito de ajudar, apenas auxilie dentro de sua capacidade.

Envie seu Comentário