Caravana dos Hospitais

No primeiro fim de semana, Caravana da Saúde realiza mais de 5 mil procedimentos

Atendimentos no Parque Ayrton Senna começaram no sábado; atividades no local vão até dia 6 de julho

25/06/2018 09h - Campograndenews

 
Pessoas sendo atendidas por equipes da Carava da Saúde no Parque Ayrton Senna (Foto: Paulo Francis)Pessoas sendo atendidas por equipes da Carava da Saúde no Parque Ayrton Senna (Foto: Paulo Francis)

A Caravana da Saúde, que retomou os atendimentos neste fim de semana, realizou mais de 5 mil procedimentos só nos dois primeiros dias da Campanha. Realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura da Capital, a ação oferece atendimentos em diversas especialidades para pacientes na fila do SUS (Sistema Único de Saúde), e estão sendo realizados no Parque Ayrton Senna.

Até às 10h deste domingo (254), 1.163 consultas e 4.759 outros procedimentos, como cirurgias da catarata, foram contabilizados, de acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde). A expectativa do governo é que sejam realizadas cerca de 18 mil cirurgias e 32 mil consultas durante os procedimentos.

Do total, cerca de 13 mil cirurgias serão oftalmológicas, principalmente de cataratas, e serão realizadas no Parque Ayrton Senna. Os atendimentos no local serão realizados até dia 6 de julho. O restante serão feitas nos quatro hospitais parceiros: Santa Casa, Maternidade Cândido Mariano, Hospital Regional e São Julião.

"O Município de Campo Grande disponibiliza a relação de pacientes na fila, dá apoio com equipamentos e trabalha auxiliando os hospitais", afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela. Municípios do interior também são parceiros por meio da regulação, repassando as informações sobre os pacientes que estão na fila por consultas, exames e cirurgias.

Durante o evento, na manhã deste domingo (24), Carlos Alberto Coimbra, secretário de saúde, reforçou que os atendimentos são prioritariamente para pessoas reguladas pelo estado ou município, previamente agendados. "Nem todas as especialidades são atendidas diariamente, depende muito da disponibilidade dos médicos", afirmou ao destacar que outros pacientes só serão atendidos em caso de falta ou desmarcações.

Além dos exames oftalmológicos, também serão feitos exames laboratoriais, de mamografia, ultrassom das mamas, papanicolau e biópsia bucal durante a Caravana. Os municípios de Maracaju e Costa Rita também receberão procedimentos cirúrgicos do projeto, batizado de Caravana dos Hospitais.

Envie seu Comentário