29/08/2017 14h

Ponta Porã: Prefeitura certifica programa de alfabetização

Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa tem pleno apoio da prefeitura de Ponta Porã

Divulgação
 
 

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou certificados de conclusão do curso desenvolvido dentro do pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educadores e coordenadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul estiveram no evento, que entregou certificado a professores de Ponta Porã durante evento realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP), na noite de segunda-feira, dia 28.

As educadoras da UFMS, professoras Ana Lúcia Espíndola e Regina Aparecida Marques Souza ao lado de toda equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação em Ponta Porã certificaram o grupo de quase 100 professores que concluíram o curso.

O PAIC MAIS é a ampliação do Programa Alfabetização na Idade Certa que propõe mais ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5° ano de escolaridade. É mais cooperação do Governo Federal e do Estado com os municípios em prol da aprendizagem dos alunos.

A coordenadora no Pacto, professora Regina Aparecida salientou que os municípios precisam continuar avançando no sentido de melhorar os resultados do 5° ano que ainda são muito baixos em muitos municípios. Ela elogiou a participação efetiva da secretaria de Educação e dos professores de Ponta Porã e o aumento do nível de aprendizado no município.

Até pouco tempo, ela lembrou que somente 10% dos alunos estavam no nível adequado em português em levantamento nacional. Em matemática o desafio é ainda maior. São apenas 6,9% dos alunos no nível adequado. Portanto, foi o momento de dar mais um passo, fazendo com que todos os municípios do Estado tenham a possibilidade de atingir o nível adequado de aprendizagem para o ensino fundamental I. É mais cooperação técnica para apoiar a gestão das aprendizagens dos alunos para que sigam com sucesso e tenham bons resultados no 5º ano.

A professora Leny Klais, secretária de Educação em Ponta Porã salientou que a administração do prefeito Hélio Peluffo tem apoiado todas as ações da área educacional que venham a contribuir com o desenvolvimento de todo o conjunto do ensino na Rede Municipal de Ensino, sempre buscando aprimorar e capacitar técnicos administrativos e educadores. A equipe técnica da secretaria de Educação marcou presença.

O PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa – consiste basicamente em um esforço conjunto do Estado e dos Municípios, no sentido de providenciar a alfabetização de todas as crianças na idade certa, evitando a alfabetização tardia, salientou a educadora da UFMS, professora Ana Lúcia Espíndola.

"É sabido por todos que há uma relação direta entre condições de vida e alfabetização, de tal modo que quanto mais cedo a pessoa for alfabetizada, maiores as chances de escapar de uma situação de sociovulnerabilidade. Este é um programa que tem relação direta com a eliminação da pobreza, portanto", enfatizou.

Envie seu Comentário