21/11/2017 12h20

Programa "Saúde na Escola" beneficia estudantes em Ponta Porã

Programa está levando ações preventivas aos alunos da Rede Municipal de Ensino

Divulgação
 
 

A prefeitura de Ponta Porã está desenvolvendo o Programa Saúde na Escola (PSE), através da Secretaria Municipal de Saúde com a adesão realizada este ano pelo município, tem como principal objetivo reunir condições singulares para suprimir vulnerabilidades que colocam em risco a saúde dos educandos e, por consequência, o processo de ensino.

Ações desenvolvidas nas escolas do município de Ponta Porã através do PSE: atualização vacinal dos estudantes; avaliação de peso e altura; palestras e panfletagens para o combate ao mosquito Aedes Aegypti; aplicação de flúor e palestras sobre cuidados odontológicos; saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração; palestra sobre identificação de possíveis sinais de alteração auditiva; prevenção das violências; palestra sobre identificação de sinais de doença em eliminação; prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas; realização de práticas corporais , da atividade física e do lazer; promoção da cultura de paz e cidadania e prevenção de DST/AIDS.

As ações foram realizadas por diversas equipes da Saúde incluindo setor de endemias e vetores, vigilância epidemiológica, NASF, SAE, CAPES, consultório na rua, odontologia, vigilância em saúde do trabalhador e equipes de atenção básica.

O desenvolvimento deste programa possibilita um cuidado maior com a saúde dos educandos e melhora da qualidade de vida através da prevenção de doenças, detecção de alguns sinais e sintomas em fase inicial.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi reforça a importância do programa como forma de prevenção de doenças e conscientização sobre os cuidados com a saúde desde os primeiros anos da criança.

Envie seu Comentário