26/02/2018 18h

Vereador Agnaldo Miudinho propõe utilização de planta para combater a dengue em Ponta Porã

A proposta do parlamentar é de que a Prefeitura distribua as sementes e até mesmo mudas da crotalária

Divulgação
 
 

Uma das mais importantes descobertas para a prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, uma planta chamada crotalária juncea, pode se transformar em importante instrumento para proteger a saúde da população de Ponta Porã.

O vereador Agnaldo Miudinho, conhecedor dos resultados obtidos com o plantio da crotalária, está sugerindo que a Prefeitura de Ponta Porã efetue o cultivo desta planta nas rotatórias e nos terrenos vazios da cidade.

A proposta do parlamentar é de que a Prefeitura distribua as sementes e até mesmo mudas da crotalária, junto com as instruções necessárias, para que a população plante nos terrenos vazios e também nos quintais. O vereador propõe também que as equipes da administração municipal efetuem o plantio da flor nos canteiros centrais e rotatórias, bem como nos demais espaços de órgãos públicos, tornando inclusive a cidade mais bonita.

A crotalária é uma planta leguminosa que, na fase adulta, atinge até um metro de altura. Ela atrai a libélula, um inseto predador das larvas do mosquito aedes aegypti, o transmissor de doenças como dengue, zika virus e chikungunya.

A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

Agnaldo Miudinho disse que o plantio é válido para reduzir a proliferação do mosquito, mas a população não pode se esquecer de fazer sua parte, mantendo os métodos tradicionais de prevenção. "O plantio da crotalária ajudará no combate ao mosquito transmissor destas doenças, mas vale lembrar que se não há criadouro, não há mosquito. Portanto temos que manter ambientes limpos, caixas de água tampadas, calhas e ralos limpos. Garrafas sempre viradas com a boca para baixo, nem deixar acumular água em vasilhas para alimentar animais e vasos de plantas. Desta forma, nossa população estará contribuindo para garantir mais saúde", declarou o parlamentar.

A sugestão do vereador Agnaldo Miudinho foi formalizada através de uma indicação apresentada na Câmara Municipal de Ponta Porã e encaminhada ao prefieto Hélio Peluffo e ao secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e de Meio Ambiente, Dário Honório.

 
Crotalária é uma planta que atrai predador do mosquito transmissor de doenças como a dengue.Crotalária é uma planta que atrai predador do mosquito transmissor de doenças como a dengue.

Envie seu Comentário