01/09/2017 13h10

Cartas de agradecimento de pacientes demonstram atendimento mais humanizado no Hospital Regional de Ponta Porã

Os agradecimentos foram deixados na clínica médica.

Divulgação
 
 

Diariamente, o Hospital Dr. Jose de Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã) tem sido reconhecido pelo atendimento diferenciado e cada vez mais humano prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Ponta Porã e de toda microrregião sul do estado. Elogios, sorrisos e agradecimentos são dados frequentemente às equipes de plantão de todos os setores da entidade, que muitas vezes são surpreendidos com cartas deixadas na recepção das clínicas. Dessa vez os agradecimentos foram deixados na clínica médica.

Escritas de próprio punho, cada palavra carrega gratidão e afeto por todas as mãos que cuidam no dia a dia do Hospital, médicos, enfermagem e dos técnicos e auxiliares em enfermagem. A paciente Julia Ramona Moura Moreira, de 39 anos, moradora de Ponta Porã, escreveu: "Venho por meio desta, agradecer e parabenizar a todos os enfermeiros e enfermeiras, técnicos em enfermagem e médicos deste Hospital pelo atendimento e atenção recebidos. Todas as equipes, sem exceção, só tenho a agradecer. Foram oito dias de internação na clínica médica por causa de um cálculo renal em que não pude desfrutar da companhia dos familiares e isso não é fácil, no entanto, o diálogo e o acolhimento recebido fez com que esses dias não fossem tão sofridos apesar das dores e da saudade de casa. Sou imensamente grata pela paciência e o carinho com que fui tratada. Obrigada também a todos os plantões, as meninas da limpeza, sempre muito educadas e prestativas, enfim, muito obrigada a todos".

Outro agradecimento por meio de carta foi da sobrinha de um dos pacientes da clínica médica, Vania Marques. Seu tio, Alexandre Lemes, de 62 anos, está internado há 24 dias no Hospital. Ele teve um ferimento na perna e por ser diabético, o processo de cicatrização tende a ser mais lendo, exigindo assim mais cuidado no tratamento. "Quero agradecer todas as pessoas que estão cuidando do tio Alexandre. Ele está sendo muito bem cuidado por todos os plantões, parabéns para toda equipe maravilhosa".

"Estou passando para agradecer pelo ótimo atendimento a minha mãe, Élida Cantero, que ainda está internada aguardando para cirurgia de fratura, devido a uma queda. Toda a equipe da ortopedia está de parabéns", disse Marcia Cantero Acosta, 36 anos, moradora na Cabeceira do Apa, em mensagem enviada pelo aplicativo Whatsapp.

O enfermeiro Luiz Paulo de Souza dos Santos é colaborador do Hospital há sete anos, para ele, saber que os pacientes estão agradecendo o atendimento prestado em cartas, representa reconhecimento e carinho. "Eu gosto muito do que faço e o meu preparo começa em casa. É de lá que saio todos os dias com o coração disposto a exercer minha profissão. Nosso cuidado vai da alimentação na boca dos pacientes até o banho de leito e fazemos isso com muita dedicação. Aprendemos muito, principalmente a ouvir, pois, ao recebemos pacientes brasiguaios, por exemplo, que falam apenas o guarani, nós temos de criar uma linguagem própria e isso acontece naturalmente, é um prazer enorme", conta.

A clínica médica do Hospital Dr. José de Simone Netto, possui 32 leitos e é um dos setores que mais assistem pacientes todos os dias e de várias patologias. Para a coordenação e direção de enfermagem, isso significa que o Hospital está colhendo os frutos de tudo que está sendo priorizado na saúde do Brasil hoje, que é atender o cliente do Sistema Único de Saúde (SUS) com mais humanidade. "É uma satisfação muito grande e um reconhecimento enorme de um trabalho feito em um ano de nova gestão que trouxe muitas modificações. E tudo isso significa que já estamos colhendo os frutos do bom desempenho de todas as equipes, enfim de todas as pessoas que diariamente ajudam a cuidar das pessoas no Hospital", completa a diretora de enfermagem, Giulia Brey.

Envie seu Comentário