Temporada cultural

Em Ponta Porã, Funcespp realiza atividades na Semana Nacional do Museu

Alunos visitaram e conheceram instalações da Funcespp

15/05/2019 07h10 - Divulgação (TP)

 

A Prefeitura de Ponta Porã por meio da Fundação de Cultura e Esporte (FUNCESPP) realiza atividades de arte e educação alusivas a Semana Nacional do Museu que começou no dia 13, segunda-feira e vai até dia 18 de maio. As comemorações acontecem em todo o país.

Nesta terça-feira (14) alunos da Escola Municipal São João tiveram uma revisão conceitual de Patrimônio, Cultura, Identidade, Memória e Tombamento por meio kits educativos IPHAN e Folheto elaborado Prefeitura FUNCESPP e aula de campo com visita sede da FUNCESPP antiga estação ferroviária onde atualmente são desenvolvidos diversos projetos de arte cultura e esporte pela atual administração municipal, também conheceram documentos históricos em salvaguarda e obras da artista plástica Gicela Van Gycel e uma visita ao histórico Castelinho.

De 13 a 19 de maio acontece a 17ª Semana Nacional de Museus – SNM, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

 

A 1ª Semana Nacional de Museus ocorreu no ano de 2003, com o tema "Museus e Amigos", e teve a participação de 57 museus e 207 eventos na programação. No ano de 2018 a ação chegou a sua 16ª edição, com o tema "Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos". Foram 1.113 instituições de cultura e memória envolvidas, com aproximadamente 3.240 eventos na programação.

O tema da 16ª edição abordou a relação dos museus e outras instituições de memória com as novas mídias e a possibilidade de alcançar novos públicos e ressignificar a relação com os antigos visitantes por meio da conectividade que o mundo virtual promove. As instituições devem apostar em iniciativas que busquem pela via tecnológica se (hiper) conectar aos seus diversos públicos. Investimentos em digitalização e preservação de acervos, desenvolvimento de sítios web interativos, presença ativa nas redes sociais, uso de aplicativos e softwares para mediação são alguns dos caminhos nessa nova trama.

Para fomentar a divulgação dos museus no âmbito da 17ª SNM, o Ibram preparou diversos materiais virtuais e dicas de como usá-los. Essa iniciativa permite que as instituições museológicas alcancem um número maior de público de forma mais sustentável e dinâmica.

Envie seu Comentário