05/03/2018 12h00

Inaugurada Escola Municipal ´Orlando Mendes Gonçalves´

Prefeito Hélio destaca justa homenagem a quem contribuiu com desenvolvimento do município.

Divulgação (AD)
 
 
Momento do descerramento da fita pelo prefeito, familiares e autoridades (Fotos Lécio Aguilera) Momento do descerramento da fita pelo prefeito, familiares e autoridades (Fotos Lécio Aguilera)

Em solenidade bastante concorrida, o prefeito Hélio Peluffo entregou a Escola Municipal ´Orlando Mendes Gonçalves´, com a presença de familiares do ex-prefeito, falecido em agosto do ano passado. O prefeito Hélio destacou a justa homenagem prestada e enfatizou a participação efetiva da família Mendes Gonçalves no desenvolvimento de Ponta Porã. Ele relembrou o tempo da escola ´Batista´ onde estudou e hoje o prédio abriga a mais nova escola da rede municipal de ensino.

"Para mim é um privilégio ter a oportunidade de como prefeito, estar na escola que frequentei, fiz muita bagunça e aprendi muito com meus professores da época, dentre as quais Dona Edith", citou Hélio. Ele referiu-se à família citando que seu pai, Hélio Peluffo e Orlando Mendes Gonçalves trabalharam intensamente pelo desenvolvimento de Ponta Porã. "É um orgulho muito grande poder prestar esta justa homenagem", disse o prefeito.

O pastor Melkizedeque Almeida, na parte ecumênica, destacou que a maior obra de um homem é seu legado enquanto pai de família e trabalhador, citando que a Educação é a melhor forma de investir no futuro. "E hoje, Ponta Porã celebra a inauguração desta nova escola, que além de prestar homenagem a quem muito contribuiu com o município, abre as portas para educar nossas crianças", enfatizou.

Os deputados estaduais Rinaldo Modesto e Márcio Fernandes participaram da inauguração, além do senador Waldemir Moka. Em seus pronunciamentos, destacaram o investimento em Educação e a importância de uma nova escola no município.

A vice-governadora Rose Modesto citou que como professora da rede pública de ensino não teria maior satisfação do que participar do momento da inauguração da nova escola. "E quero aqui registrar minha imensa alegria, pois sabemos da homenagem prestada ao ex-prefeito Orlando, um homem público que participou diretamente do desenvolvimento de Ponta Porã", disse, fazendo uma menção especial à senhora Rosinha Mendes Gonçalves, viúva de Orlando Mendes Gonçalves e a todos os familiares presentes ao ato.

Em nome da família, o neto do homenageado, Antonio Mendes Gonçalves da Motta agradeceu ao prefeito Hélio Peluffo pela homenagem ao avô. "Nossa família é daqui, tem suas raízes em Ponta Porã. Meu avô adotou Ponta Porã como sua cidade, a terra para consolidar sua família, sua história. E hoje, somos felizes, pois ele nos deixou um legado de trabalho e honradez. Temos a missão de continuar essa trajetória familiar", disse, ao reiterar o agradecimento pelo nome do avô à escola municipal.

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo enviou projeto de lei, e a Câmara de Vereadores aprovou a criação da Escola Municipal ´Prefeito Orlando Mendes Gonçalves´, que funcionará na antiga Escola Batista, na esquina das ruas Tiradentes com Antonio João. Aprovado, o projeto agora vai à sanção do prefeito Hélio Peluffo. A nova escola atenderá alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, sendo que contará com 11 salas de aula com público estimado em 800 alunos, nos períodos matutino e vespertino.

O prefeito Hélio Peluffo destacou que a referida escola será referência em ensino de qualidade e gestão, sendo que todas as secretarias municipais deverão desenvolver projeto específico dentro do educandário. "Planejamos uma escola modelo, uma escola de excelência para contemplar o ensino de qualidade proporcionado pela rede municipal de ensino", enfatiza o prefeito Hélio Peluffo.

"O grande desafio da Secretaria Municipal de Educação é ampliar a oferta de vagas nas escolas públicas municipais, visando melhoria da educação no âmbito municipal. A criação da nova unidade escolar tem como objetivo cumprir os preceitos constitucionais tendo como meta garantir às crianças e jovens o acesso e a permanência na escola", justificou o prefeito no projeto de lei.

Hélio destacou ainda que o nome da escola é uma justa homenagem ao ex-prefeito Orlando Mendes Gonçalves, que em vida muito trabalhou pelo desenvolvimento do município, seja enquanto produtor rural ou gestor público, sendo integrante de uma das famílias tradicionais do município. "A homenagem nada mais é do que um justo reconhecimento à sua trajetória de vida, com 94 anos, e pelos relevantes serviços prestados ao município de Ponta Porã", ponderou o prefeito.

Ao final, o prefeito Hélio Peluffo, acompanhado da primeira-dama Vânia Peluffo e da senhora Rosinha Mendes Gonçalves e familiares, descerrou a placa levando o nome da Escola Municipal ´Orlando Mendes Gonçalves´ com a foto oficial do homenageado ao lado.

Envie seu Comentário