02/03/2018 09h

Ponta Porã: Aberta programação do "Mês da Mulher"

Durante todo este mês de março haverá intensas atividades alusiva ao 08 de março.

Por: Tião Prado
 
 
Primeira-dama, Vânia Peluffo destacou papel da mulher na sociedade (Foto Lécio Aguilera)Primeira-dama, Vânia Peluffo destacou papel da mulher na sociedade (Foto Lécio Aguilera)

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira, 02, a abertura da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março com apresentação e lançamento da campanha. A abertura aconteceu no ´plenarinho´ do Centro Internacional de Convenções.

A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira fez abertura oficial, destacando as parcerias positivas que estão proporcionando o fortalecimento da rede de combate a todo tipo de violência contra as mulheres. Vera enfatizou o empenho de toda a equipe da pasta no sentido de intensificar a prevenção, buscando valorizar cada vez mais e continuamente o papel da mulher na sociedade, reconhecendo sua importância para todos os setores, começando pela família.

A vereadora Annie Espíndola focou o papel da mulher dentro de casa, no ambiente de trabalho e principalmente, perante toda a comunidade. "Somos agentes propulsores de mecanismos para fortalecer o vínculo de nós, mulheres, em todos os ambientes", destacou. A primeira-dama do município, Vânia Peluffo enfatizou o Dia Internacional da Mulher como marco para a conquista cada vez mais de direitos "mas dia da mulher é todo dia e isso devemos valorizar diariamente", disse.

Representando Pedro Juan Caballero, a diretora da Casa da Mulher na cidade vizinha a Ponta Porã, Glória Izabel Nunes Vera destacou o avanço das leis protegendo as mulheres no Paraguai. "Temos muito ainda a conquistar, mas nos últimos anos avanços significativamente", disse, lembrando a importante parceria de trabalho com o Centro de Atendimento à Mulher de Ponta Porã. A diretora do CAM, Ariadne Lauxen apresentou um balanço das ações desenvolvidas pelo Centro, sempre com pleno apoio do prefeito Hélio Peluffo.

 
Abertura marca início da programação alusiva ao Dia Internacional da MulherAbertura marca início da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Participaram do ato, além da primeira-dama Vânia Peluffo, da secretária de Assistência Social Vera Lúcia Oliveira, as vereadoras Annie Espíndola e Neli Abdulahad, Dr. Ricardo Soares (Procurador Jurídico da prefeitura de Ponta Porã), secretário de Finanças Fabrício Cervieri, secretário de Governo Dr. Eduardo Campos, diretora-presidente da Funcespp, Celma Pelusch, secretária de Educação, Leny Klais, secretária de Administração, Dulce Manosso, promotora de Justiça do MPE, Clarissa Torres, defensor público Lucas Pimentel e Fabiana Lino, representando a Delegacia de Atendimento à Mulher em Ponta Porã.

PROGRAMAÇÃO – As atividades acontece durante todo o mês de março. Nesta sexta-feira, dia 02, acontece reunião de atenção básica com palestra e divulgação no auditório do Núcleo Regional de Saúde.

Na quarta-feira, dia 07, às 19hs acontece palestra no hospital regional ´Dr. José de Simone Netto´. Já na quinta-feira, dia 08, está programada a 2ª Caminhada pelo fim da Violência Contra a Mulher, com saída em frente à prefeitura, percorrendo a avenida Brasil chegando ao Parque dos Ervais, onde acontecem apresentações culturais com apresentação da banda, apresentação do Grupo Conviver, aulão de zumba prosseguindo com sorteio de prêmios.

No domingo 11, a programação segue com a "Corrida Pela Saúde da Mulher" e show de talentos. Já na quinta-feira, dia 15, acontece palestra com a renomada profissional Nelma Penteado abordando tema "Mulher Diamante", às 19hs no Centro Internacional de Convenções.

Entre os dias 20 a 31 de março, acontecem rodas de conversa nos Centros de Referência em Assistência Social, com a seguinte agenda: CRAS Marambaia dia 20, 14hs; Sanga Puitã dia 21, 14hs; dia 27 CRAS Coophafronteira 14 hs; dia 28 distrito de Nova Itamarati às 14hs na sede da sub-prefeitura e encerra dia 29 no CRAS Salgado Filho, também às 14hs.

A secretária Vera Lúcia e o prefeito Hélio Peluffo convidam todas as mulheres a participar da programação alusiva ao "Mês da Mulher", sempre tendo como objetivo o fortalecimento das políticas públicas direcionadas às mulheres em todos os níveis e setores da sociedade.

Envie seu Comentário