08/09/2017 06h10

Ponta Porã : Prefeitura revitaliza sinalização horizontal

Trabalho é desenvolvido em parceria com Detran e melhora reordenamento do trânsito.

Divulgação (TP)
 
 
Sinalização horizontal está sendo revitalizada (Foto Divulgação)Sinalização horizontal está sendo revitalizada (Foto Divulgação)

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Obras em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, está revitalizando a sinalização horizontal em Ponta Porã. São pontos cruciais para o fluxo de veículos tanto na área central como nos bairros, em frente às escolas, hospitais e órgãos públicos, visando melhorar o reordenamento do trânsito.

O prefeito Hélio Peluffo disse que a melhora na sinalização dá condições para que o fluxo de veículos também melhore. Ele lembrou que o número de veículos cresceu significativamente na última década e já determinou avaliação técnica para estudos no sentido de encontrar mecanismos para garantir mais agilidade na circulação de veículos.

Uma das medidas em período de estudos e avaliação é a mudança dos semáforos em pontos na área central da cidade.Através de estudos técnicos de viabilidade visando melhorar o fluxo de veículos e consequentemente a trafegabilidade, principalmente em horários de pico, o prefeito Hélio Peluffo fez recentemente vistoria em pontos estratégicos e considerados fundamentais para desafogar o congestionamento em horários de pico.

Nos últimos anos, Ponta Porã viu crescer significativamente sua frota de veículos – carros e motos – ocasionando um intenso fluxo e uma demanda considerável nas ruas. Aliada a isso, o aumento do número de acadêmicos que frequentam faculdades no lado paraguaio da fronteira, também colaborou para congestionar ainda mais as vias, notadamente na área central da cidade.

Antes mesmo de assumir, o prefeito Hélio Peluffo já mostrava preocupação em melhorar essa realidade enfrentada hoje nas ruas da cidade, determinando estudos para garantir estratégias de melhorias.

 

Acompanhado de técnicos, o prefeito Hélio vistoriou vários pontos de maior concentração de veículos em horários de pico, como no trevo da Bandeira, que demanda para a região do bairro da Granja e Jardim Aeroporto e para o grande Marambaia, que possui mais de 20 mil moradores.

Essa "forquilha", no linguajar popular, no trevo da bandeira no sentido centro-bairro provoca congestionamentos gigantescos em horários de pico. O prefeito Hélio Peluffo disse que a prefeitura estuda mudanças e os estudos vão apontar quais serão introduzidas, sempre visando desafogar o trânsito intenso em horários de pico. Outra alteração em análise é o semáforo no cruzamento das ruas Paraguai com a Guia Lopes, considerada crucial para desafogar as ruas Marechal Floriano e a própria avenida Brasil.

Os estudos em andamento estão em fase de conclusão, e após ser entregue, o prefeito pretende ainda ouvir setores da comunidade para saber a opinião e sugestões para as mudanças possivelmente a serem introduzidas.

Outra parceria positiva e que melhorará a sinalização de trânsito vertical em Ponta Porã acaba de ser celebrada entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Agepen (Agência do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul), através do EPPP (Estabelecimento Penal Masculino de Ponta Porã), tendo como precursores o secretário de Segurança Pública Marcelino Nunes e o diretor do presídio, Carlos Jardim.

A parceria consiste na recuperação na recuperação de placas de sinalização que estavam acondicionados e praticamente inutilizados no depósito da prefeitura. Conforme Marcelino, a ideia surgiu em conversa entre ambos sobre a ressocialização dos reeducandos através do trabalho interno, surgindo então a possibilidade de recuperar as placas.

Envie seu Comentário