01/12/2017 07h20

Ponta Porã: Saúde encerrou campanha Novembro Laranja

Campanha visa alertar a população para o zumbido no ouvido. Um problema crescente no País.

Divulgação (TP)
 
 
Campanha Novembro Laranja tem ações importantes em Ponta PorãCampanha Novembro Laranja tem ações importantes em Ponta Porã

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último dia 29 de novembro, o encerramento do Novembro Laranja. Trata-se da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido. A campanha foi realizada durante todo o mês de novembro e é inspirada na Campanha Outubro Rosa, de alerta às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com a coordenadora da Saúde do Trabalhador em Ponta Porã, Isabela Pini Guerreiro,o objetivo do movimento, que ocorre no país inteiro, é chamar a atenção da população para o zumbido no ouvido, um problema que vem crescendo dia após dia e já começa a atingir faixas etárias cada vez menores. Através da divulgação diária de informações e dicas sobre o assunto durante o mês inteiro, procura-se lembrar às pessoas da importância da prevenção e do cuidado com a audição, por meio de dietas, medicamentos e uso de aparelhos auditivos.

"Essa campanha foi criada por uma fonoaudióloga de São Paulo. Nós trabalhamos com um panfleto que explica o que é o zumbido, como ocorre, as classificações. O que mais nós procuramos é chamar a atenção das pessoas é em relação as causas e explicamos que o zumbido não é simplesmente só uma alteração no ouvido e pode estar associado a vários fatores. Zumbido não é uma doença, e sim um sintoma de algo está acontecendo de errado dentro do organismo e as causas podem ser várias. O zumbido pode ser desencadeado por uma série de fatores, problemas no sistema auditivo, alterações no metabolismo, alterações hormonais e cardiovasculares, doenças neurológicas e psiquiátricas, problemas odontológicos, alterações musculares da região de cabeça e pescoço, quem faz o uso continuo de medicamentos fortes, quem se alimenta de forma errada. O zumbido deixa a pessoa atormentada e é um problema que já atinge muitas crianças. Zumbido tem cura, é preciso encontrar a causa, curar e o zumbido vai desaparecer. Quem passa por esse problema tem que procurar atendimento médico", declarou Isabela Guerreiro.

 

Envie seu Comentário