´Jovem Aprendiz´, inseriu 40 jovens no mercado de trabalho
16/05/2018 06h40

Prefeitura lança programa ´Jovem Aprendiz no Campo´ no distrito de Itamarati

"Plantando Ideias, colhendo conhecimento" é o lema principal das atividades.

Por: Tião Prado
 
 
Prefeito Hélio Peluffo destaca avanços no distrito de ItamaratiPrefeito Hélio Peluffo destaca avanços no distrito de Itamarati

Um programa voltada aos jovens tendo como principal objetivo fomentar a prática da lida no campo e levar conhecimentos básicos, sempre voltado para o meio rural foi o programa apresentado e lançado oficialmente na manhã desta terça-feira, 15, no distrito de Nova Itamarati.

Com a presença de pais e jovens inseridos no programa, a partir desta quarta-feira dia 16 iniciam-se as oficinas com aulas em módulos de apresentação e repassados aos estudantes das escolas Nova Itamarati e ´José Edson´, das redes municipal e estadual de ensino, respectivamente. A Escola de Música ´D. Iracema´ fez uma bonita apresentação na abertura do evento.

O prefeito Hélio Peluffo destacou a importância do programa e anunciou várias benfeitorias, reforçando que desde o início da administração a política de atendimento aos moradores do Nova Itamarati foi alterada. Até então, a população tinha que obrigatoriamente se deslocar até a cidade, e agora a prefeitura levou vários serviços para a localidade, melhorando a estrutura para atendimento na subprefeitura.

"Invertemos aquela situação anterior, onde o morador precisava ir até a cidade. Assumimos compromisso de trazer a cidade para o distrito de Nova Itamarati, e gradativamente estamos fazendo isso", destacou o prefeito Hélio.

Ele lembrou que vários programas até então inexistentes na localidade começaram a funcionar desde o ano passado, como o CRAS que atende mais de mil famílias, o Centro de Atendimento à Mulher com palestras e outros serviços. O prefeito Hélio Peluffo falou ainda que com a implantação dos cursos de medicina em Ponta Porã, os alunos do distrito terão vagas para bolsas de estudo a serem custeadas pela prefeitura. "O estudante do Itamarati no curso de medicina, após se formar terá forte tendência a fixar moradia e a estabelecer sua clínica aqui no distrito", enfatizou Peluffo.

"Em breve saberemos qual universidade ganhará o direito de implantar o curso de medicina em Ponta Porã e assim que iniciarmos as conversas, um dos compromissos que vamos incluir é para que os alunos daqui do distrito tenham vaga assegurada", destacou o prefeito.

Ele citou das parcerias já firmadas com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O prefeito Hélio também anunciou que com o credenciamento de laboratórios para realização de exames médicos, o distrito de Nova Itamarati terá uma unidade para esse tipo de serviço.

A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira enfatizou o importante apoio garantido pelo prefeito Hélio Peluffo e pela primeira-dama, Vânia Peluffo para que os serviços sejam levados e implantados na localidade. Vera Lúcia lembrou que o corte de verbas por parte do Governo Federal e Estadual não afetam o município de Ponta Porã, onde a prefeitura aporta recursos na ordem de mais de meio milhão de reais para garantir o pleno funcionamento de todos os programas sociais.

 
Escola de Música fez participação no ato de lançamento do programaEscola de Música fez participação no ato de lançamento do programa

"Enquanto em muitas cidades o corte de recursos afeta diretamente a população beneficiada, aqui em Ponta Porã o prefeito Hélio não deixa isso acontecer, pois garante apoio total para nossos serviços", destaca Vera Lúcia Oliveira. Ela citou ainda das parcerias firmadas, como no programa ´Jovem Aprendiz´, onde somente no ano passado mais de 40 jovens foram inseridos no mercado de trabalho através dessa linha de inserção social.

O programa ´Jovem Aprendiz no campo´ tem as mesmas características da realizada na cidade, mas voltada para o meio rural. O prefeito Hélio lembrou que é uma oportunidade para o jovem, além de ter acesso a inclusão profissional futura, conhecer detalhes da lida no campo.

Participaram da apresentação e lançamento oficial do programa ´Jovem Aprendiz no Campo´, inédito no Mato Grosso do Sul, além do prefeito Hélio Peluffo e da primeira-dama Vânia Peluffo, secretária Vera Lúcia Oliveira, subprefeito do Itamarati, Daniel ´Puka´ Valdez, vereador Rony Lino, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Dário Honório Martins Almirão e lideranças do distrito.

Envie seu Comentário