12/01/2018 15h40

Equipe do ‘Foto em Pauta’ vai realizar palestras em Campo Grande.

Os encontros são gratuitos e vão ocorrer no MIS e no Marco da Capital.

JD1 Notícias
 
 

Com o intuito de levar ao público conhecimento teórico, técnico e artístico será realizado o Festival de Fotografia de Tiradentes (MG). Com o mesmo objetivo, a equipe do projeto "Foto em Pauta" estará em Campo Grande para realizar palestras. O evento vai ocorrer na sexta-feira (12) e no sábado (13),o primeiro encontro será no Museu da Imagem e do Som, localizado na Avenida Fernando Correia da Costa, enquanto a agenda do dia 13, será no MARCO (Museu de Arte Contemporânea). Para os interessados em participar, a entrada gratuita.

O destaque da oitava edição do Festival, que acontecerá de 7 a 11 de Março de 2018 no Centro Cultural Yves Alves em Tiradentes/MG, será uma mostra sobre a fotografia produzida na região Centro-Oeste. Participam da equipe que estará em Campo Grande, o idealizador e curador geral do Festival, Eugênio Sávio, os artistas João Castilho e Pedro David, que serão também curadores da exposição e o fotógrafo documentarista e diretor de vídeo Bruno Magalhães, do coletivo Nitro Imagens, que documentará a viagem e auxiliará na curadoria.

O festival ocorre desde 2004 o projeto Foto em Pauta realiza em Belo Horizonte debates gratuitos e abertos ao público, além de possibilitar aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os próprios autores sobre a concepção do seu trabalho. Em Tiradentes, o Festival de Fotografia é realizado desde 2011 com a mesma proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira, e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil.

A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições, além de ministrar palestras e workshops. O Festival é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura; patrocínio do Itaú e o apoio do Itaú Cultural, SESI Minas e UFMG.

Do seu início até hoje, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números: já reuniu trabalhos de 558 fotógrafos em 64 exposições, além de lançar 91 livros de fotógrafos e realizar 97 palestras e 106 cursos e workshops. Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira. E os resultados já podem ser sentidos nesta edição, que já recebeu 563 autores inscritos para duas convocatórias abertas ao público, com fotografias e livros recebidos de todos os lados do Brasil.

Envie seu Comentário