Mostra “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil” é realizada no Hospital Cassems CG

No Outubro Rosa, Hospital Cassems de Campo Grande apresenta mostra de painéis do INCA sobre a história do câncer de mama no Brasil.

17/10/2018 17h20 - DN

 
Foto: AssCom Hospitais CassemsFoto: AssCom Hospitais Cassems

A abertura oficial da mostra aconteceu na manhã desta quarta-feira e contou com a participação dos projetos de humanização do Hospital Cassems de Campo Grande. O Coral foi o primeiro a se apresentar, sob a regência do supervisor dos projetos, Gabriel Scatena. "A exposição está muito completa e mostra toda a trajetória dos tratamentos contra o câncer de mama. Os nossos projetos de humanização trabalham muito com essa linguagem alternativa para incentivar os cuidados com a saúde", explica Gabriel.

Em seguida, a coordenadora do Literatura Cura, Raquel Anderson, declamou uma poesia para as mulheres que enfrentam a rotina de tratamento contra o câncer. "A conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce faz parte da rotina do Hospital Cassems. E a instituição também tem esse olhar de conscientizar através da arte e mostrar o que está além do tratamento e das ações da medicina", considera Raquel.

O Almofadas do Coração encerrou a solenidade com uma homenagem a uma paciente que está em fase de tratamento. Clementina Barbosa descobriu o câncer de mama em agosto do ano passado. Quando iniciou o tratamento a doença já estava instalada nas duas mamas. "O câncer apareceu por motivos emocionais e eu escondi a doença por mais de seis meses. Quando resolvi ir ao médico o tumor estava enorme", conta Clementina, para logo acrescentar "Depois do câncer, muita coisa mudou na minha vida. A gente aprende a ter mais paciência e a ser mais compreensiva. Não demorem como eu demorei", aconselha.

Sandra Ávila, coordenadora do projeto Almofadas do Coração presenteou Clementina com duas almofadas, já que a paciente precisou fazer a cirurgia nas duas mamas. "A história da Clementina é muito tocante e é por causa de histórias como a dela que nessa corrente do Outubro Rosa procuramos incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce. O Almofadas busca alinhavar e colocar na mente das mulheres a importância de se cuidar", finaliza.

A Mostra

Com foco nos aspectos históricos, médicos e culturais das mamas, a mostra aborda principalmente as questões que envolvem o câncer de mama e as ações de controle da doença no Brasil. A exposição é itinerante e já esteve em várias partes do Brasil, sendo uma inciativa do Instituto nacional do Câncer e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Pela primeira vez, a mostra está sendo apresentada em uma unidade da Cassems e a ideia é contribuir para os trabalhos de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A mostra é composta por 22 painéis que abordam desde a forma como as mamas femininas são vistas apo longo da história da humanidade até questões médicas e de saúde pública.

As peças apresentam a estrutura fisiológica da mama, além de abordar aspectos temáticos relacionados à arte, os seios como fonte de vida, o câncer de mama na antiguidade, lendas mitos e religiosidade, emancipação feminina e promoção da autoestima.

A mostra se encontra no saguão principal do Hospital Cassems de Campo Grande, é aberta ao público e poderá ser visitada a qualquer momento até o próximo domingo, dia 21 de outubro.

Miriam Ibanhes

AssCom Hospitais Cassems

Envie seu Comentário