Justiça Itinerante

Três Lagoas ganha Justiça Itinerante nesta sexta-feira

Será nesta sexta-feira (20), às 10 horas, a instalação da Justiça Itinerante na comarca de Três Lagoas e a entrega do ônibus, que levará a justiça até os bairros, à população.

19/07/2018 14h50 - TJMS

Será nesta sexta-feira (20), às 10 horas, a instalação da Justiça Itinerante na comarca de Três Lagoas e a entrega do ônibus, que levará a justiça até os bairros, à população. A resolução que regulamenta a visa instalação desse serviço tão útil à sociedade treslagoense foi aprovada na sessão do Órgão especial, na última quarta-feira (11).

O serviço da Justiça Itinerante funcionará vinculado à Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e atenderá nos locais afastados da sede, democratizando a justiça e efetivando direitos. O Des. Divoncir Schreiner Maran, presidente do TJMS, e o Des. Paschoal Carmello Leandro, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados, já confirmaram presença na solenidade.

Destaque-se o crescimento populacional daquela comarca, situação que exige do Poder Judiciário a otimização da prestação jurisdicional e a melhor aproximação da justiça com a população. O censo de 2010 apontou que Três Lagoas tinha 101.791 pessoas, porém, estima-se que atualmente o número cresceu para mais de 117.400 habitantes.

Além disso, em junho, houve a doação de um ônibus adaptado para o serviço, recebido da empresa Eldorado Brasil Celulose, com intuito de atender os jurisdicionados da comarca. Assim, o Poder Judiciário de MS atenderá com a mesma qualidade e eficiência os 94 bairros daquele município.

A doação do ônibus e a instalação da Justiça Itinerante na comarca de Três Lagoas é uma vitória para o Des. Paschoal Carmello Leandro, grande incentivador da proposta de levar a justiça até o cidadão.

"Faremos a entrega do ônibus, com a certeza de que a população será a maior beneficiada. Estivemos anteriormente na comarca, com uma unidade móvel de Campo Grande, e percebemos que os serviços deveriam ser disponibilizados nos bairros com frequência, daí nosso empenho em atender a esse anseio do jurisdicionado", disse o Des. Paschoal.

Para se ter uma ideia da prestação jurisdicional na comarca, tramitam atualmente 34.910 processos e desses 6.538 estão na Vara do Juizado Especial Cível e Criminal. Nos últimos 12 meses foram distribuídos 21.635 processos, sendo 6.671 somente para os juizados. No montante dos baixados, nos últimos 12 meses, os dados apontam 21.548 com 6.172 para a área dos juizados.

Envie seu Comentário