
Segundo o relatório, o Time Brasil tem desempenhado papel fundamental no apoio a estados, municípios e ao Distrito Federal na implementação de políticas de integridade, transparência e participação social. A iniciativa é descrita como “uma ação voluntária da administração pública federal para apoiar governos subnacionais na adoção de práticas de prevenção à corrupção e promoção do governo aberto”.
Na área da educação, a OCDE reconheceu o conjunto de ações da CGU voltadas à formação ética e cidadã de crianças e adolescentes, destacando que “As evidências mostram que os programas de educação cívica podem aumentar a probabilidade de os jovens rejeitarem governos autoritários, práticas corruptas e desculpas para infringir a lei”.
O relatório cita como exemplo o programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania”, desenvolvido em parceria com o Instituto Maurício de Sousa.
A publicação sublinha que a iniciativa está alinhada à Base Nacional Comum Curricular e oferece materiais impressos e digitais que tratam de temas como ética, cidadania, democracia, combate ao bullying, respeito e participação social, envolvendo escolas, famílias e comunidades.
Outras ações reconhecidas pela OCDE incluem a Turma da Cidadania, o Game da Cidadania e o Concurso de Desenho e Redação, que mobilizam estudantes de todo o país na reflexão sobre valores éticos, convivência democrática e controle social.
Os programas da CGU foram citados como exemplos de inovação e perenidade de políticas públicas de integridade, que contribuem para fortalecer a confiança da população nas instituições e a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres.
O reconhecimento da OCDE ratifica a diretriz estratégica da Secretaria de Integridade Pública na promoção da integridade para os entes federados e no fortalecimento das ações de educacionais de formação para a cidadania e respeito a direitos básicos. As recomendações apresentadas no relatório servem como um importante guia para os próximos passos da Secretaria, reforçando o compromisso da CGU em consolidar o progresso do Brasil na agenda de integridade pública.
Acesse a Revisão de Integridade da OCDE sobre o Brasil 2025
Fonte: Controladoria-Geral da União

