A Perícia Médica Federal promoveu em Brasília, nos dias 11 e 12 de novembro, o Encontro Nacional de Gestores da Perícia Médica Federal. O evento teve o objetivo de alinhar procedimentos de trabalho, compartilhar experiências e iniciativas em prol da uma Previdência Social melhor. Foram apresentadas palestras temáticas sobre o trabalho pericial e os números da Perícia Conectada, modalidade de teleatendimento que amplia o acesso da população à perícia médica, especialmente em regiões com escassez de profissionais peritos, reduzindo o tempo de espera e evitando que os segurados enfrentem longos deslocamentos para obter atendimento.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou que o trabalho dos servidores é fundamental para garantir um sistema previdenciário mais seguro e justo. “Nós temos servidores comprometidos e nós temos fortalecido os setores de controle para que a gente possa ter uma previdência robusta, saudável e longeva. O sistema previdenciário é fundamental para reduzir desigualdades, para combater a fome e promover paz social. Quero deixar pelo menos um legado aqui de transparência, de integridade e de defesa desse sistema”, afirmou o ministro.
Para o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo Portal, o encontro é uma grande oportunidade de aprimorar a gestão. “O trabalho tende a ser cada vez mais bem feito quando nós nos apoiamos na experiência, na história de vida e profissional de todos vocês. Nesse encontro, fizemos um balanço do trabalho dos últimos três anos, reavaliações e, sobretudo, projetamos o futuro”.
O último encontro da perícia médica foi realizado em 2021. De acordo com o diretor do Departamento da Perícia Médica Federal, Álvaro Friderichs Fagundes, desde aquele ano, a área passou por grandes transformações, mencionando a modernização dos sistemas da perícia e a nomeação de 500 novos peritos que trarão uma nova visão para o trabalho. “Dentre as nossas conquistas, gostaria de compartilhar que a Perícia Conectada ganhou o prêmio este ano como uma ideia inovadora no serviço público, que modificou a vida de milhares de cidadãos, de milhares de famílias e que continua transformando a vida dos segurados da Previdência Social”.
A experiência da perícia médica com uso de tecnologia de telemedicina teve início em 2020, em cumprimento a uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a realização de perícia médica com uso da teleavaliação. A primeira fase da experiência piloto foi executada em empresas privadas que formalizaram interesse na participação. Depois, a experiência foi expandida para entidades parceiras, como Prefeituras Municipais com alta demanda pelo serviço, até chegar às Agências da Previdência Social.
Hoje, mais de 227 mil pessoas foram beneficiadas com o atendimento remoto. A modalidade está presente em 491 unidades de todas as regiões do país. Além das agências físicas, a Perícia Conectada também está presente em unidades itinerantes da Previdência Social como o PREVBarco.
Em relação aos novos peritos médicos, grande parte dos aprovados já foram nomeados. O trabalho desses novos profissionais visa fortalecer a capacidade de atendimento previdenciário e a garantia de maior eficiência na análise de benefícios e na qualidade do atendimento da perícia médica. Ao todo, 235 municípios serão atendidos, com foco nas regiões Norte e Nordeste, que concentram as maiores filas. São 88 peritos no Norte e 268 no Nordeste.
O Encontro Nacional de Gestores da Perícia Médica Federal de 2025 reuniu 100 peritos médicos para, por meio do diálogo, aproximar esses profissionais com a gestão do MPS, e garantir à população um atendimento humanizado aos segurados que procuram os serviços da Previdência Social.


