Santana do Livramento/RS. A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (14/11), a operação Res Derelicta, visando desarticular esquema de contrabando e descaminho operado a partir da fronteira entre Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai).
A ação policial contou com cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e em uma empresa utilizada no esquema. Durante as buscas foram apreendidos celulares, computadores, documentos fiscais das empresas e anotações que subsidiarão o avanço das investigações.
O inquérito policial teve início em março de 2025, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou uma carreta aparentemente abandonada na BR-158, em Santana do Livramento. O veículo utilizava placas falsas.
No semirreboque, foi descoberta uma vultosa carga de mercadorias de origem estrangeira sem a devida documentação de importação. O motorista teria fugido do local e abandonado o veículo momentos antes da chegada da equipe da PRF.
A carga tinha o valor estimado de, aproximadamente, R$ 5.000.000,00 incluindo medicamentos, suplementos, dispositivos eletrônicos e equipamentos cirúrgicos.
Após diversas diligências, identificou-se que a empresa de logística proprietária do semirreboque possuía vários veículos associados a um grande número de flagrantes. Tal fato reforçou os indícios de uma atuação criminosa sistemática da companhia, e não de um incidente isolado.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Fone: (55) 99125-9987
Fonte: Polícia Federal


