A Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes) participa de forma ativa na COP30, seja nos debates da Zona Verde ou promovendo empreendimentos solidários que expõem seus produtos no Espaço da Biodiversidade – Produtos Sustentáveis do Brasil. A COP 30 acontece em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro.
A Zona Verde é aberto a debates da sociedade civil, além de um espaço para realização de feiras dos produtos da economia popular e solidária, agricultura familiar, povos indígenas e de comunidades tradicionais, valorizando saberes, sabores e práticas que refletem a diversidade cultural e ambiental do país.
Presente à COP30, Fernando Zamban, secretário substituto da Senaes, ressalta que a Zona Verde apresenta experiências concretas de empreendimentos solidários, que tem como princípios a cooperação e a autogestão, aliados a práticas sustentáveis como a produção local, o uso eficiente de recursos naturais e a valorização da biodiversidade, ações que contribuem para a descarbonização. “O MTE está presente da COP 30 e mostra ao mundo que a economia popular e solidária tem um papel estratégico nos debates sobre mudanças climáticas. Esse é um modelo econômico capaz de promover uma transição energética justa, com meios de produção de baixo carbono, conciliando geração de renda, trabalho decente e sustentabilidade ambiental”, destacou.
O “Espaço da Biodiversidade – Produtos Sustentáveis do Brasil” é uma ação interministerial que envolve o MTE, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e a Funai
Saiba mais sobre a economia popular e solidária aqui. Economia Solidária — Ministério do Trabalho e Emprego


