Silveira assina plano de ação com governo chinês para desenvolver a mineração sustentável

- Foto: Ricardo Stuckert / PR

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou o Plano de Ação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração (2025–2026) com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China (NDRC, na sigla em inglês). A assinatura ocorreu neste domingo (11/05) durante agenda em Pequim, na China. 

A iniciativa, que fortalece a parceria estratégica Brasil-China, é resultado do memorando de cooperação assinado em 2024. “Esse documento representa um passo decisivo para acelerar o avanço tecnológico, atrair investimentos e fortalecer a mineração sustentável como vetor de crescimento econômico e transição energética. Vamos unir forças em projetos que geram desenvolvimento, inovação e segurança energética, atendendo a agenda global de descarbonização”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.

O plano prevê a criação da Aliança de Investimento em Mineração China-Brasil e a realização do Seminário de Alto Nível Brasil-China sobre Mineração Sustentável. Além disso, indica que deve ser realizado em setembro o Diálogo sobre Mecanismos de Financiamento para Mineração Verde, com foco na inovação, sustentabilidade e agregação de valor às cadeias de minerais estratégicos.

A iniciativa também contempla reuniões e visitas periódicas para o intercâmbio de políticas, experiências, tecnologias e informações sobre investimentos no setor de mineração. Os países também devem realizar treinamentos para funcionários do governo e especialistas técnicos.

O ministro Alexandre Silveira faz parte da comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também visitou a Rússia para diálogos estratégicos. Em abril, Silveira esteve na China para preparar a agenda presidencial e avançar em articulações relacionadas a temas estratégicos para a transição energética e o desenvolvimento tecnológico do país.

 

 Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia