Taça Brasil de Saltos Ornamentais reúne elite da modalidade em Brasília

Taça Brasil ocorre em Brasília até 30 de novembro. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

Com apoio do Ministério do Esporte, começou nesta quarta-feira (26) no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB) o Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais. A Taça Brasil reúne os melhores atletas do país no último evento da temporada 2025, muitos deles contemplados pelo Bolsa Atleta, um dos maiores programas de apoio financeiro ao esporte no mundo.

Esta edição traz uma grande novidade, que é o retorno de duas estrelas da modalidade às piscinas , o atleta Isaac Souza e o vice-campeão mundial júnior Diogo Silva. Os dois haviam sido afastados das competições oficiais desde os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 devido a lesões enfrentadas nas últimas duas temporadas. Atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal participam das provas até domingo (30), nas categorias juvenil e master.

Contemplada em diversas categorias do Bolsa Atleta desde os 14 anos, a paraibana Luana Lira destacou a importância do benefício em sua trajetória até chegar à categoria Pódio. “Foi essencial e foi o que me manteve, pois é um programa muito importante na vida do atleta. Precisei da ajuda dos meus pais por muito tempo, e hoje em dia, graças ao programa, consigo me manter”, afirmou.

Na próxima sexta-feira (28), Luana compete nos três metros sincronizados ao lado de sua parceira Ana Lúcia Santos. No domingo (30), participa da final dos três metros individual. “Hoje faço parte da categoria aberta. Já participei de sete campeonatos mundiais, fui a Tóquio, nas Olimpíadas. Faço cinco saltos, mas minha especialidade é o trampolim”, ressaltou.

Aos 19 anos, o atleta Miguel Henrique Pereira Cardoso é beneficiário do Bolsa Atleta, na categoria nacional, desde 2020. Ele é especialista na plataforma de 10 metros e já projeta o futuro: “Minha principal meta é chegar à Olimpíada. Desejo estar em Los Angeles 2028”.

O presidente da Confederação Brasileira de Salto Ornamental (CBSO), Hugo Parisi, destacou o compromisso da entidade em manter os atletas próximos da modalidade. “O foco da confederação é evitar que o esporte esfrie e garantir que os atletas se sintam o mais próximos possível do seu esporte, para que possam se desenvolver ainda mais. O salto ornamental está crescendo muito no Brasil e passando por uma grande evolução”, afirmou.

Parisi acrescentou que a CBSO tem buscado formas de manter a comunidade ativa, incluindo conversas diárias, trabalho de mental coach e realização de lives. “Queremos aproximar ainda mais a comunidade do salto ornamental”, disse.

Programação

O campeonato segue até domingo (30), com provas nas modalidades de trampolim e plataforma, nas categorias individual e sincronizado e reúne atletas dos grupos A e B e das provas da Taça Brasil. A programação inclui disputas de trampolim de 1m e 3m, plataforma de 10m, além das provas sincronizadas, que exigem precisão e sincronia entre os competidores. As etapas eliminatórias e finais acontecem diariamente no Centro Olímpico da UnB.

Nesta quinta-feira (27), as provas começam às 9h com eliminatórias da plataforma masculina, trampolim 3m feminino (Grupo B) e trampolim 1m masculino (Grupo B), além das finais do trampolim sincronizado 3m (Grupos A e B) e da plataforma sincronizado masculino. À tarde, a partir das 14h, ocorrem as eliminatórias e finais do trampolim 1m e 3m, nas categorias feminina e masculina dos Grupos A e B, além da final do trampolim 1m feminino pela Taça Brasil.

A programação segue na sexta (28) com eliminatórias e finais do trampolim 3m e 3m sincronizado, no sábado (29) com as disputas da plataforma feminina e masculina, e termina no domingo (30), às 9h30, com as finais nas provas de plataforma feminino e masculino, e trampolim 3m feminino e masculino.

 Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte