23/02/2018 13h50

Livro que será lançado segunda traz novas possibilidades para a educação

Obra apresenta exemplos e situações práticas de abordagem que busca melhorar o ambiente das salas de aula

 
 
Foto: Raquel de SouzaFoto: Raquel de Souza

Violência, evasão, professores e alunos desanimados, essa é a realidade em muitas escolas brasileiras. Na contramão desse cenário desanimador, o professor e pedagogo Jean Lucy Vieira irá lançar nesta segunda-feira (26) o livro "Introdução à Pedagogia Sistêmica: uma nova postura para pais e educadores", que apresenta uma abordagem inovadora para melhorar o ambiente das sala de aula e a relação entre alunos e professores. O evento acontece a partir das 19 horas no IAP (Instituto de Apoio Psicológico). "A pedagogia sistêmica é uma nova forma de olhar para todas as realidades da escola, para todos os envolvidos no processo educativo, pra tornar possível um trabalho mais eficaz", define o autor.

Esse campo de estudo tem suas bases em um método desenvolvido pelo terapeuta alemão Bert Hellinger e implantado nas escolas pela professora Marianne Franke. O livro tem como público-alvo, além dos professores e pais, profissionais da área da saúde, da educação e todos que estejam em busca de soluções para situações complexas do contexto educacional. "A pedagogia sistêmica contribui para humanizar as relações no ambiente escolar. Um de seus objetivos é o desenvolvimento pessoal do professor, para que ele possa ser um profissional inteiro e veja o que não conseguia ver antes, enxergue não somente o problema, mas as causas e soluções", explica Jean Lucy.

Segundo o autor do livro, na prática essa abordagem capacita os professores para entenderem que o aluno não é um indivíduo isolado, mas que a família tem grande influência e por isso deve ser parte importante do ambiente escolar. Cria também um cenário inclusivo, onde todas as diferenças são entendidas e respeitadas. "A própria palavra ‘sistêmica’ tem a ver com todo o contexto familiar, com toda a história daquele aluno. Quando o professor olha e acolhe a sua própria história, passa a olhar para a história do aluno de forma diferente, sem julgamentos. Julgamento é exclusão, e a pedagogia sistêmica quer a inclusão de todos os tipos de alunos", finaliza.

Serviço: O lançamento do livro "Introdução à Pedagogia Sistêmica: uma nova postura para pais e educadores", escrito pelo autor Jean Lucy Toledo Vieira e publicado pela Life Editora, será realizado nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, às 19 horas no IAP (Instituto de Apoio Psicológico), que fica na Travessa Ninfa, 89 – Jardim dos Estados em Campo Grande-MS.

Envie seu Comentário