16/01/2018 13h30

Qual o tipo de hidratante ideal para sua pele? Dermatologista responde

Os principais componentes dos hidratantes variam: ureia, glicerina, lactato de amônia, ceramidas e d-pantenol.

 

Os hidratantes são produtos fabricados com substâncias capazes de retardar a perda de água pela pele. Eles existem em cremes, loções e manteigas, por exemplo. As opções em cremes são as mais espessas e são usados por pessoas de pele seca.

Segundo a dermatologista Dra. Cíntia Guedes Mendonça, as loções são opções mais leves e fáceis de espalhar, porém não apresentam um grau intenso de hidratação. Indicadas para peles normais e para os dias mais quentes, são absorvidas rapidamente, e não deixam a pele pegajosa.

Os hidratantes do tipo manteiga, cera e pomada são muito espessos e difíceis de espalhar. Por isso são ideais para serem usados em áreas específicas do corpo como cotovelos, joelhos e pés.

Os principais componentes dos hidratantes variam: ureia, glicerina, lactato de amônia, ceramidas e d-pantenol.

Para o rosto, de acordo com a médica, os hidratantes mais indicados são em sérum, gel, gel-creme, cremes e mousses. "Há diversos tipos de hidratantes e o uso depende do tipo de pele. É importante verificar com o dermatologista o tipo de creme ideal. Para peles oleosas optamos por sérum, gel ou gel-creme. Para peles mistas, gel-creme e mousses, e para as peles mais secas, os cremes", conclui a médica.

Dra. Cíntia Guedes Mendonça

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (SP), Dra. Cíntia Mendonça possui título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e certificação de medicina estética pelo Instituto Brasileiro de Ensino (ISBRAE). Pós-graduada em dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, fez residência médica em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital Municipal Maternidade "Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva" (Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoerinha).

Envie seu Comentário