11/12/2017 15h

Com meta de reduzir tempo de espera, Samu inicia atendimento com motos.

Cinco profissionais entre técnicos em enfermagem e enfermeiros vão operar os veículos.

Campograndenews
 
 
Duas motocicletas que serão usadas em atendimento. (Foto: Mayara Bueno).Duas motocicletas que serão usadas em atendimento. (Foto: Mayara Bueno).

O Samu (Serviço Móvel de Urgência) de Campo Grande começa a atender com duas motocicletas, chamadas de "motolâncias". A expectativa é reduzir o tempo de espera dos primeiros socorros enquanto a ambulância não chega.

A solenidade de entrega ocorreu nesta segunda-feira (11) na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Os dois veículos, comprados em 2009, serão conduzidos por cinco profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, já treinados para tal.

Conforme a secretaria, o objetivo é diminuir o tempo resposta de atendimento, de forma a estabilizar clinicamente o paciente, além de isolar o local do acidente.

As motolâncias terão desfibribilador externo automático para vítimas de parada cardiorespiratória, material de oxigênoterapia, colar cervical e imobilização, entre outros materiais de primeiros socorros. A medida vai reduzir em metade do tempo, afirma a prefeitura de Campo Grande.

Contudo, os veículos funcionarão apenas do meio-dia às 18 horas, neste primeiro momento. Em janeiro, a expectativa é que as motocicletas atendam durante todo o dia.

Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, as motolâncias fizeram 18 atendimentos desde terça-feira (5).

O Samu atende 24 horas por dia e pode ser acionado pelo número 192. Quem atende os chamados é a Central de Regulação.

Envie seu Comentário