
Brasília, 28/11/2025 – A segunda fase da operação Efeito Helicóptero foi realizada, nessa quinta-feira (27), pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), no estado, e em outros cinco entes federados, contra uma quadrilha especializada em lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Os agentes de segurança pública cumpriram 24 dos 29 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão, além de bloquear bens e ativos financeiros em 16 cidades do Brasil. As investigações indicam que a organização criminosa movimentou mais de R$ 27 milhões em dois anos.
A ação foi liderada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) — responsável pelo Projeto Impulse, inserido no Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas do MJSP (Enfoc). Vinculada à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM/PCPE), essa é a 77ª Operação de Repressão Qualificada deste ano.
A PCPE contou com o apoio das polícias civis de Mato Grosso do Sul (MS), de Minas Gerais (MG), do Paraná (PR), de Rondônia (RO) e de São Paulo (SP).
Início das investigações
Em outubro de 2022, a investigação começou com o objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de financiamento e tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro, com atuação em todo o País. Em outubro de 2023, foi deflagrada a primeira fase.
No dia 27 de novembro deste ano, foram cumpridos mandados de prisão, de busca e apreensão domiciliar e ordens judiciais de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros, todos expedidos pelo Juízo da Quinta Vara Criminal da Comarca de Recife (PE).
Para a realização da ação, participaram cem policiais civis de Pernambuco, entre delegados, agentes e escrivães, além de policiais civis de outros estados. Os agentes de segurança pública foram assessorados pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel) e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD).
A PCPE contou com o apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (Core/PCPE), da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Giso/Seap-PE) e das polícias civis de Mato Grosso do Sul (MS), de Minas Gerais (MG), do Paraná (PR), de Rondônia (RO) e de São Paulo (SP).
A operação Efeito Helicóptero 2 representa mais uma medida contra o crime organizado e reforça a importância da integração entre inteligência policial e repressão patrimonial no combate às organizações criminosas no Brasil.
Impulse e Enfoc
O Projeto Impulse, inserido no Programa Enfoc do MJSP, é uma iniciativa para fortalecer a atuação das polícias civis no combate ao crime organizado, promovendo a integração entre as forças policiais e aprimorando as investigações. O Enfoc, por sua vez, busca uma atuação integrada contra o crime organizado no País.

