22 C
Ponta Porã
sexta-feira, 19 de abril, 2024
InícioEducaçãoBacharel de Agronomia do IFMS Ponta Porã apresenta TCC com o tema:...

Bacharel de Agronomia do IFMS Ponta Porã apresenta TCC com o tema: Análise produtiva da alface crespa solares sob diferentes arranjos nitrogenados

Pedro Gabriel Barbosa Felix Sobrinho, Bacharelado em Agronomia no IFMS – Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, apresentou seu TCC à unidade curricular de Projeto Integrador II, do Curso Superior de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Campus Ponta Porã com a orientação do Dr. Everton dos Santos Oliveira, sendo esse um Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos exigidos para a obtenção do título de ENGENHEIRO AGRÔNOMO, com o título: Análise produtiva da alface crespa solares sob diferentes arranjos nitrogenados.

RESUMO

A alface é a hortaliça folhosa de maior importância no mundo e destaca-se como espécie de grande importância econômica e alimentar. É consumida preferencialmente na forma in natura e como ingrediente de lanches. O nitrogênio é um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas; no entanto, devido à poluição ambiental, altas concentrações de nitrato se acumulam nas partes comestíveis desses vegetais folhosos, particularmente se fertilizante de nitrogênio em excesso foi aplicado. O consumo excessivo de nitrato pode prejudicar a saúde humana; portanto, o desenvolvimento de uma estratégia adequada para a aplicação agrícola de fertilizantes nitrogenados é importante. Neste trabalho objetivamos analisar a produção da alface crespa (Lactuca sativa) sob uréia protegida e a uréia convencional, e de modo secundário, identificar se a alface crespa responderá melhor ao uso da uréia protegida, quando comparada ao uso da ureia convencional. E ainda analisar a resposta produtiva da alface sob diferentes formas de adubação nitrogenada de acordo com estágios de desenvolvimento da planta, observando dentre os produtos nitrogenados, qual é o melhor arranjo a se utilizar para o plantio da alface. Dessa forma, concluiu-se que devido a adubação orgânica realizada no solo, antes do transplantio das mudas de alface, que foi 0% de ureia + esterco de curral; 100% de ureia + esterco de curral; 50% de ureia no transplantio e 50% quinze dias após o transplantio + esterco de curral, isso para ambas as fontes nitrogenadas químicas, interferiu na fertilidade do solo.

Confira o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em sua totalidade: