3º Seminário Renapeti reforça ações pela educação integral

Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizou, nos dias 27 e 28 de agosto, o 3º Seminário Nacional da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral (Renapeti). O encontro reuniu 53 articuladores designados pela Portaria do MEC Nº 1.168/2024, além de representantes de organizações da sociedade civil e universidades parceiras da formação das secretarias de Educação. O evento ocorreu no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do MEC (Cetremec), em Brasília (DF).  

O objetivo foi subsidiar os articuladores com referenciais técnicos e políticos para a assistência técnica às redes e finalizar a capacitação sobre execução financeira do programa. O encontro também marcou a consolidação do eixo Entrelaçar, que orienta a articulação intersetorial como fundamento para a ampliação do tempo integral e da proteção social nas escolas.   

A estrutura se deu como espaço de aprofundamento do Documento de Referência para Articulação Intersetorial na Jornada Escolar de Tempo Integral, produzido pelo MEC em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul e com colaboração da Cátedra Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O texto orienta a criação de territórios educativos e destaca a intersetorialidade como condição prática para garantir a oferta de jornada escolar de tempo integral, na perspectiva da educação integral, articulando áreas como saúde, assistência social, cultura, esporte, meio ambiente e direitos humanos.   

Agenda – Na quarta-feira, 27 de agosto, a programação contou com a abertura oficial, apresentação do Documento de Referência sobre intersetorialidade e sessões simultâneas de trabalho com foco na articulação entre áreas e gestão pedagógica, encerrado com a exibição do documentário Do Colo da Terra e debate com os diretores.   

Na ocasião, o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, destacou o papel dos articuladores da Renapeti em aproximar a política federal das realidades locais. Também participaram da solenidade a vice-reitora da UFFS, Sandra Pierozan, e a professora Neusete Rigo, da Cátedra Unesco.  

Nesta quinta-feira, 28 de agosto, ocorreu o segundo dia de evento, quando os articuladores retomaram aprendizados anteriores e discutiram cenários e desafios da execução financeira. Também compartilharam boas práticas e definiram próximos passos, finalizando com avaliação coletiva e café de despedida.   

Ao longo dos dois dias, os participantes discutiram desafios práticos da execução do Programa Escola em Tempo Integral, organizaram-se em grupos de trabalho para analisar cenários reais e compartilharam experiências exitosas das redes de ensino. A programação incluiu ainda a exibição do documentário Do Colo da Terra, que trouxe reflexões sobre infância indígena e educação integral.   

O encerramento foi dedicado à avaliação coletiva e à definição de próximos passos. Ficou reafirmado o compromisso de corresponsabilidade entre MEC, entes federados e parceiros institucionais para que a educação integral avance como política de Estado, capaz de enfrentar desigualdades históricas e promover equidade educacional.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação