4° BPM integra força-tarefa da Operação Caminhos Seguros 2025 no combate à violência contra crianças e adolescentes

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul deu início, nesta quarta-feira (30), à “Operação Caminhos Seguros 2025”, uma ação integrada voltada ao combate à violência contra crianças e adolescentes em todo o território sul-mato-grossense. A operação, que se estende até 30 de maio, mobiliza grandes comandos e diversas diretorias da corporação em conjunto com órgãos como o Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, houve aumentos significativos em diversos tipos de violência em 2023, como maus-tratos, exploração sexual infantil e pornografia infantojuvenil. Frente a esse panorama, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP) propôs a realização da operação, que foi prontamente aderida pelo estado.

A PMMS atuará com ações preventivas e repressivas, que incluem prisões, fiscalizações e bloqueios em pontos estratégicos como rodovias, postos de combustíveis, estabelecimentos noturnos, hotéis e áreas rurais. O foco é retirar de circulação autores de crimes e acolher as vítimas de forma humanizada.

A operação também prevê o uso de inteligência policial para mapear locais de risco e elaborar relatórios que orientarão futuras ações. Em paralelo, o Conselho Tutelar atuará diretamente nos resgates de menores em situação de vulnerabilidade, incluindo casos de exploração sexual e negligência.

O ponto alto da campanha será o “Dia D”, marcado para 15 de maio, com ações simultâneas de grande visibilidade em municípios estratégicos. Ao todo, a operação será monitorada por indicadores específicos e contará com o apoio logístico e operacional de diversas diretorias da corporação.

“A proteção das nossas crianças e adolescentes é prioridade máxima. Esta operação é mais que uma ação policial; é um compromisso social com o futuro do nosso estado”, afirmou o comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes.

Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4