28 C
Ponta Porã
quinta-feira, 25 de abril, 2024
InícioEconomia5 dicas para fazer compras online

5 dicas para fazer compras online

Comprar produtos novos é sempre gratificante, especialmente quando podemos acessar itens de ótima qualidade a preços muito convenientes, como acontece durante as diferentes edições da Black Friday.

Para nossa sorte, graças aos avanços da tecnologia e da internet, já não é imprescindível sair de casa para aproveitar as ofertas. Fazer compras online é possível durante o ano inteiro, não apenas em datas especiais para os consumidores, como por exemplo, a Black Friday.

Porém, adquirir produtos pela internet tem seus segredos. Confira estas recomendações para fazer compras online sem perrengues.

5 dicas para comprar online

Comprar sem sair de casa tem muitos benefícios. No entanto, para aproveitá-los ao máximo, é necessário prestar atenção a algumas questões.

Procure informações sobre a loja

Antes de fazer a compra, verifique se a loja que oferece o produto que você deseja é confiável e se possui um bom serviço de vendas online.

Utilize a internet para pesquisar avaliações dos clientes sobre a qualidade dos artigos, os métodos de pagamento e os tempos de entrega. Não se esqueça de verificar quais são os principais motivos de reclamações das pessoas que já experimentaram as compras online nesta loja.

Aliás, existem portais brasileiros especializados que reúnem opiniões de clientes de diversas lojas e ajudam os consumidores a conhecer a reputação das empresas, como eBit ou Reclame Aqui.

Evite se deixar levar apenas por ofertas ou preços imbatíveis. Antes de colocar os dados do cartão de crédito, investigue se o serviço da loja é satisfatório e cumpre com as expectativas dos clientes.

Leia a política de compras e devoluções

É muito importante que leia e analise as informações que contém a política de compra do site para entender como a empresa realiza os envios, trocas e devoluções de mercadoria.

Nem sempre queremos ficar com aquilo que compramos. Pode acontecer de o produto não estar em boas condições ou chegar com muita demora e que já não precisemos dele.

Também pode ser que tenhamos comprado por impulso sem avaliar corretamente o produto, especialmente em datas de ofertas como a Black Friday. Diante destas situações, é fundamental estar ciente dos requisitos para devolver ou trocar os artigos.

Independente do método de compra que utilizar, lembre-se que a troca e a devolução estão garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor e você tem direito a solicitá-los.

5 dicas para fazer compras online

Verifique a segurança da página

Além de ter uma boa reputação entre os clientes e uma política de compra que considere a satisfação dos consumidores, é fundamental que a loja conte a tecnologia necessária para evitar fraudes eletrônicas.

Todos os sites seguros possuem certificados de segurança SSL (Secure Sockets Layer) que protegem os dados pessoais introduzidos pelos clientes (endereço ou número de cartão de crédito) a fim de evitar que estes registros caiam em mãos de hackers ou softwares maliciosos.

Para saber se a loja possui o certificado basta com verificar se o endereço da página começa com “https://” ou se aparece ícone de cadeado fechado ao lado do nome da URL.

Utilize uma conexão segura

Evite fazer suas compras online através de redes de internet públicas, como aquelas que estão disponíveis em cafés, restaurantes, centros comerciais ou educativos, pois você pode colocar seus dados em risco.

Para garantir a segurança de suas transações e evitar ser vítima de delitos informáticos, faça as compras através do seu smartphone ou computador pessoal e sempre utilize uma rede Wi-Fi privada.

5 dicas para fazer compras online

Registre todos os passos de sua compra

Na hora de fazer compras online, é recomendável realizar capturas de cada uma das telas que aparecem à medida que avança o processo de compra, assim como guardar todos os e-mails de confirmação que chegam quando se formaliza a transação.

Tenha em conta que mesmo que o pedido esteja corretamente cadastrado, pode acontecer de o servidor da loja dar problema e não guardar as informações de sua compra.

Ao registrar todos os passos, você terá instrumentos para reclamar caso se apresentarem inconvenientes.