59ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades reforça preparação para Conferência Nacional

O Conselho das Cidades realizou, de terça (2) a quinta-feira (4) desta semana, a 59ª Reunião Ordinária da pasta, concentrando conselheiros de todas as regiões do país na sede do Ministério das Cidades, em Brasília. Os três dias de evento foram marcados por debates e apresentações que serviram para dar mais um passo na preparação para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para 24 a 27 de fevereiro de 2026, na capital federal.

A última reunião ordinária do ano, e também da atual gestão do Conselho, nomeada em 2023, tratou sobre detalhes da Conferência Nacional, repassando informações atualizadas, bem como notícias sobre a contratação do espaço e outros detalhes. Ainda foram realizadas duas sessões plenárias, encontros dos segmentos e reunião dos comitês técnicos, divididos entre habitação, desenvolvimento urbano e metropolitano, saneamento ambiental, mobilidade urbana e periferias. 

“Foi mais uma excelente oportunidade para aumentar a sintonia entre representantes de todas as regiões do país. Os conselheiros são parte importante no processo de desenvolvimento urbano e junto deles nós pudemos fechar de maneira especial esse ciclo iniciado em 2023”, disse o Coordenador Geral do Conselho das Cidades, Carlos Eduardo Gomes Souza.

Durante os dias de reunião, os conselheiros também puderam acompanhar apresentações sobre temas de interesse, com destaque para explicações sobre o programa Governo na Rua, lançado pela Secretaria-Geral da Presidência da República no início de novembro, e relatos sobre a participação de conselheiros na COP 30, realizada em Belém.

O próximo passo do Conselho das Cidades será um webinário público, marcado para terça-feira (9), às 16h. O novo encontro virtual é o segundo de uma série que reforça a preparação para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, dando continuidade ao que foi realizado no início de novembro, com o tema “Balanço das conferências municipais e estaduais das cidades” e que teve participação de mais de 130 pessoas.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades