Dicas importantes para mais pessoas conseguirem o seu primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis. Isso acontece porque a maioria dos recrutadores dá bastante valor a experiências prévias, o que se torna quase impossível para jovens que não conseguem oportunidades de criá-las.

Ainda assim, é possível construir uma boa carreira partindo de um primeiro emprego que será a sua primeira oportunidade de mostrar que tem tudo para ser um bom profissional.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas importantes para mais pessoas conseguirem o seu primeiro emprego e terem chances de construir um bom currículo a partir das suas primeiras experiências. 

1 – Trabalhe como freelancer temporariamente

A melhor forma de adquirir experiência no ramo que você deseja é criando você mesmo algumas oportunidades para melhorar a sua experiência. Por isso, ofereça serviços como freelancer para conseguir uma renda extra e adquirir alguma experiência.

O trabalho freelancer pode ser bem vantajoso para quem está começando. Além de adquirir experiência, você ainda vive experiências do mercado de trabalho que podem ser preciosas para que você crie noção suficiente sobre como tudo funciona, caso deseje empreender na área.

Além disso, trabalhar como freelancer te proporciona liberdade de horário e, em alguns casos, liberdade geográfica, podendo você trabalhar de qualquer lugar.

Em resumo, o trabalho freelancer é a melhor maneira de vivenciar novas experiências, desenvolver habilidades e ter uma renda temporária até conseguir um emprego fixo.

Veja onde encontrar trabalhos freelancer

  • Grupos do Facebook da sua cidade
  • Grupos do WhatsApp
  • LinkedIn 
  • 99freelas
  • Workana
  • GetNinjas
6 dicas para conseguir seu primeiro emprego

2 – Desenvolva habilidades e competências práticas 

Uma boa maneira de conseguir o primeiro emprego é tendo habilidades práticas que podem chamar atenção no seu currículo. Essas habilidades podem ser adquiridas por meio de treinamentos, experiências freelancer, cursos e vivências. 

Veja algumas habilidades e competências para adquirir enquanto não consegue o primeiro emprego:

  • Inglês fluente
  • Habilitação de moto e carro
  • Vendas e negociação 
  • Visão do mercado de seu interesse
  • Informática e relação com tecnologias
  • Noções de marketing 

Essas são habilidades e competências mais práticas e gerais, fundamentais para enriquecer o seu currículo. É muito provável que em qualquer área que você esteja se aplicando, algumas vagas tenham exigências como as colocadas acima.

Certamente, desenvolver sua inteligência emocional, liderança, proatividade e outras características são de extrema importância, mas estas habilidades práticas podem ser provadas de imediato e dificilmente podem ser fingidas.

O ideal é que você se desenvolva nas habilidades que podem ser mais úteis para o cargo ou empresa que almeja. Assim você terá boas chances de ser recrutado em um processo seletivo.

6 dicas para conseguir seu primeiro emprego

3 – Faça networking 

Quando você tem uma rede de contatos profissionais para te ajudar na troca de experiências e informações, fica mais fácil se tornar bem relacionado e conseguir ter acesso a mais oportunidades.

Estes contatos profissionais podem ser a porta de entrada para o seu primeiro emprego. Por isso, foque em conhecer profissionais da sua área de interesse, troque informações, ofereça ajuda com as habilidades que possui e se torne bem relacionado no meio.

O networking é poderoso para quem aprende a utilizá-lo. Quando se tem uma boa rede de contatos, com muitas pessoas admirando e se beneficiando de trocas profissionais com você, o acesso a boas oportunidades aparece, mesmo que você ainda não tenha ingressado no mercado de trabalho.

Veja alguns lugares para fazer networking:

  • Grupos específicos do Facebook
  • LinkedIn
  • Grupos do Telegram
  • Instagram de profissionais famosos
  • Grupos de WhatsApp 
  • Cursos profissionalizantes 
  • Apresentação de amigos em comum

Felizmente, a internet oferece uma infinidade de opções para você encontrar pessoas e se relacionar profissionalmente com elas. Por isso, aproveite esta oportunidade para ajudar pessoas e encontrar o seu lugar no mercado.

4 – Pratique todas as etapas de um processo seletivo

Você precisa estar bem preparado para um processo seletivo. Lembre-se de que você chega em desvantagem por ainda não ter o primeiro emprego, mas ainda pode passar segurança aos recrutadores por meio de um bom desempenho no processo.

Uma das etapas mais importantes a se praticar é a entrevista. Quem está à procura do primeiro emprego ainda não teve a experiência de uma entrevista de emprego bem sucedida, então é importante trabalhar este ponto.

Veja algumas atitudes a se tomar para se sair bem nas entrevistas de emprego.

  • Antecipe as perguntas dos recrutadores
  • Toque no assunto da falta de experiência e explique como você poderá ser igualmente bom mesmo que ainda não tenha trabalhado no ramo 
  • Mostre seus conhecimentos teóricos sobre o mercado que deseja ingressar para que eles saibam que você fez a tarefa de casa
  • Encontre maneiras de passar tranquilidade e motivação ao recrutador 
  • Fale sobre o seu plano de carreira e de crescimento dentro da empresa
  • Pratique no espelho ou com algum amigo. Peça para que ele não pegue leve, mas seja justo na avaliação.

5 – Aceite começar de baixo

Uma das maneiras de conseguir o primeiro emprego é não se importando de começar de baixo. Se você deseja trabalhar em uma empresa ou cargo específico, procure se informar de todos os caminhos para chegar até lá.

Se você tem um diploma e acha que isso é garantia de um bom emprego, pode estar enganado. Por isso, seja humilde para aceitar cargos mais baixos, que não exigem experiência, mas que podem te levar ao seu objetivo profissional.

Uma vez que você está dentro da empresa, fica muito mais fácil fazer contatos profissionais e encontrar novos caminhos para o seu objetivo final. Por isso, aceite começar de baixo.

6 dicas para conseguir seu primeiro emprego

6 – Tenha um bom currículo 

Você precisará dar bastante atenção ao seu currículo, mesmo que nele você não tenha muitas experiências profissionais. Portanto, saiba exatamente como criar um bom currículo para conseguir o seu primeiro emprego.

Seja objetivo e encontre a melhor maneira de fazer o seu currículo para cada vaga. Por isso, é recomendável que você personalize o currículo de acordo com cada objetivo.

Se atente também ao design e aos erros de português que podem aparecer. Se não se sentir confortável com o currículo, peça para um amigo que entende melhor da língua para revisar o seu currículo.

Procure saber tudo que é necessário para fazer um bom currículo capaz de impressionar os recrutadores em um primeiro momento. 

Conclusão

Sabemos que pode ser difícil ingressar no mercado de trabalho nas primeiras tentativas. Portanto, quanto mais você estiver preparado para este momento, melhores serão as suas chances de ser classificado para uma entrevista e poder mostrar melhor o seu potencial.

O que você deve ter em mente é a necessidade de complementar a falta de experiência no mercado com outras habilidades que podem ser adquiridas por meio de cursos ou que você já tenha naturalmente.

A capacidade de ser autodidata e ter facilidade no aprendizado pode ser muito interessante para marinheiros de primeira viagem, pois ela dá mais segurança ao recrutador que entende que, quem pode ser formado mais rápido, tende a crescer e se desenvolver, trazendo benefícios à empresa.

Por isso, desenvolva a sua habilidade de aprender com experiências e por conta própria e tenha uma postura de profissional com vontade de crescer e fazer a empresa toda se beneficiar.

Gostou das dicas para conseguir o seu primeiro emprego? Se tiver dúvidas, deixe o seu comentário abaixo e compartilhe também este post com seus amigos que podem se aproveitar dele.

Comentários