6ª reunião do CPG lagosta apresenta dados para pesca sustentável da espécie

O Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável das Lagostas (CPG Lagosta) realizou sua 6ª reunião ordinária nos dias 3 e 4 de dezembro, na qual foram discutidas informações sobre a atividade pesqueira, apresentado o painel de avaliação da safra da lagosta com dados que visam uma pesca sustentável da espécie.

O CPG Lagosta tem a finalidade de propor estratégias de monitoramento, controle e avaliação da gestão da espécie. Na reunião, o Grupo Técnico-Científico de assessoramento do CPG divulgou análises e a atualização da situação da pesca atual, evidenciando os dados referentes ao esforço de pesca e da biomassa das lagostas.

De acordo com o professor e coordenador do Grupo Técnico-Científico, Marcelo Nóbrega, os dados revelam informações relacionadas à sustentabilidade das lagostas. “A gente ajuda a dar subsídios para que sigamos redimensionando e quantificando a cota de captura das lagostas, visando uma exploração sustentável a médio e longo prazo, para que os estoques não declinem. Também destacamos o trabalho sobre a distribuição espacial e a produção relacionada às horas de pesca e ao número de embarcações, do Espírito Santo ao Pará”, afirma.

O pescador e presidente da Colônia de Pesca no Rio Grande do Norte, Francisco Antônio Bezerra, fez uma avaliação positiva do encontro. “A avaliação que eu faço é positiva, porque aqui é onde a gente discute a problemática da pesca. Aqui debatemos a situação do pescador e utilizamos esse espaço para apresentar recomendações para regularizar, principalmente, quem faz a pesca com mergulho”, destaca.

A coordenadora de Gestão Participativa Costeiro-Marinha do MPA, Adayse Bossolani, declara que esse momento foi fundamental para o CPG aliar informações técnico-científicas aos saberes tradicionais de quem vive da pesca da lagosta. “O grupo técnico-científico traz dados sempre mais apurados a cada reunião, com atualizações da safra da lagosta. Aqui a gente consegue fazer uma troca, um aprofundamento muito rico com os membros. Então, de fato, o conhecimento técnico-científico se soma ao conhecimento tradicional, agregando percepções e adequando a gestão”, disse.

CPG Lagosta

O Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável das Lagostas (CPG Lagosta) faz parte da Rede Nacional Colaborativa para Gestão Sustentável dos Recursos Pesqueiros — Rede Pesca Brasil. A Rede Pesca Brasil foi criada por meio do Decreto nº 10.736, de 29 de junho de 2021, e tem o objetivo de subsidiar a gestão para o uso sustentável dos recursos pesqueiros no país. Coordenada pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA), a Rede possui, dentro de sua estrutura, dez Comitês Permanentes de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros (CPGs).

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura